Um dos jogos que estreou esta semana e me chamou à atenção, por razões óbvias (brick breaker!!!), foi este re:bounder de Dong Jun Sohn, um simples jogo que podemos jogar com apenas um dedo, onde temos de destruir tijolos com o maior número de bolas que conseguirmos manter no ar.
Parece mesmo um brick breaker clássico, mas a mecânica é bem diferente daquela a que estamos habituados. Há que destruir tijolos, não nível a nível, mas numa viagem em contínuo em que os tijolos vão aparecendo em cada vez maior quantidade, tornando tudo bem mais difícil à medida que vamos avançando.
Num jogo tipo Arkanoid temos uma plataforma em baixo que controlamos com o dedo e nos permite orientar a bola de certa forma, obrigando-nos a ter alguma pontaria. Aqui não controlamos essa pequena plataforma, mas apenas uma espécie de mola laser, que temos de accionar no momento em que uma bola está a passar por ela na parte inferior do ecrã.
É portanto um jogo de timing e muitos bons reflexos, porque quando começamos a ter mais de 4 ou 5 bolas ao mesmo tempo no ecrã, a tarefa de acertar em todas estas bolas quando vão a cair é de facto hercúlea.
Esta mecânica não lhe retira qualquer mérito. É um jogo muito interessante e que nos deixa agarrados a tentar obter a maior pontuação possível numa só corrida. O ideal é ter o maior número de bolas no ar para acertar em todos os tijolos, porque não temos qualquer controlo sobre a direcção das bolas, portanto há aqui um aspecto de sorte, assim como de destreza.
Quanto maior for o número de bolas no ar, também maior é o frenesim de bolas a chegar ao mesmo tempo ao elástico. E se utilizarmos o elástico num momento em que não esteja nenhuma bola por perto, este fica desactivado por um ou dois segundos, o que faz com que se percam imensas bolas. Destreza, estratégia, reflexos e timing, é aquilo que precisamos para chegar longe neste jogo, e podem encontrá-lo grátis na App Store.
Os jogos da Playdigious são sempre títulos de grande qualidade, e este Northgard não podia ser diferente, sendo sim mais um daqueles jogos que temos mesmo de ter instalado num iPhone, e principalmente num iPad. Se forem fãs de jogos como The Settlers, então nem sei porque estamos a perder tempo aqui a falar sobre isto.
Já estou farto de esperar que saia um The Settlers para iPhone e iPad, e é possível que não venha a acontecer nunca mais, e portanto há que olhar para o lado, e encontrar jogos incríveis como este Northgard é uma excelente supresa.
Com uma história incrível passada no mundo dos Vikings, a campanha é um delícia de se jogar, mas seja em modo de campanha ou num modo de jogo livre, não há dúvidas que em termos de jogabilidade estamos muito bem entregues a este Northgard.
Depois de muita procura, os Vikings encontraram finalmente a terra prometida, Northgard. Mas esta vem carregada de perigos e mistérios, seja o terreno inóspito e a meteorologia que não perdoa, os clãs inimigos, ou mesmo os monstros e os morto-vivos que abundam pela terra, acção é coisa que não falta neste jogo de estratégia.
Para quem aprecia mais o lado da construção e gestão de recursos, o lado mais simpático e descontraído do Settlers, tem aqui muito para fazer, com as centenas de construções e profissões a atribuir aos homens do seu clã, mas também porque há muitos clãs para escolher, cada um com características únicas. Mas há muito território para conquistar, e isso implica também ter um bom exército para combater todos os inimigos que nos surgirem pela frente.
Com uns gráficos impecáveis e uma jogabilidade incrível, este jogo brilha num iPad, mas também se joga muito bem num iPhone. Há agora um modo multijogador que nos põe a combater contra outros 5 jogadores online, seja contra eles em modos Duel e Free For All, ou mesmo em modo cooperativo nos modos Teamplay. Um jogo espectacular que não devem deixar passar ao lado, com toda a certeza.
Um jogo que já tinha sido mencionado aqui em 2018, Alphaputt da Sennep, é um jogo de mini golf com um design absolutamente delicioso onde cada letra do abecedário é um campo de golf com o seu tema característico, e jogabilidade bem distinta, e que está hoje grátis na App Store.
Este é um jogo de Mini-Golf onde temos de levar a bola desde a posição inicial até ao buraco que se encontra no lugar da bandeirinha hasteada, que regra geral está bem distante do local de onde arrancamos. Para jogar a bola basta deslizar o dedo pelo ecrã, para apontar a bola e para lhe dar a força que queremos (que aparece no ecrã representada pela percentagem de força a aplicar à bola).
Um jogo que nos leva desde a letra A de Aeroporto, até à letra Z de Zoológico. E isto é para ser levado a sério, pois cada uma destas letras tem um tema associado à letra inicial do tema em questão. O "A" é um aeroporto, o "Z" um zoológico, o "H" um halfpipe, o "S" um restaurante de sushi, e por aí fora. Ao nível de design, que é lindíssimo, poderíamos ficar só por aqui, uns campos de golf com um aspecto incrível e estava feito. Mas não, os campos de golf são animados, e temos por exemplo no aeroporto aviões constantemente a levantar voo, o que tem a sua piada, até ao momento em que percebemos que os aviões podem desviar a direcção da nossa bola.
Acreditem quando vos digo que abrir cada um destes 30 campos de golf é uma excelente surpresa, tanto pelo seu design e aspecto gráfico que é incrível, como pela banda sonora e efeitos de som associados a cada um destes temas espectaculares. As animações e interacções são fantásticas e um desafio extra que não vemos normalmente associados a um jogo de Mini-Golf. Instalem num iPhone ou iPad, joguem contra os vossos amigos a ver quem é que vai ver a sua bola ser disparada para os céus por um ió-ió gigante, e fiquem estupefactos, que é bem merecido.
Saudades dos tempos do Sensible Soccer no Commodore Amiga, que jogo incrível, e os serões que se passaram a jogar com amigos em grandes campeonatos todos à volta do computador. Muito muito perto e extremamente divertido anda este Super Arcade Football da OutOfTheBit Ltd, que podem encontrar hoje grátis na App Store.
Como história temos um grande fã de futebol que se depara com o fecho do seu clube favorito e é-lhe dada a chance de tentar recuperar a equipa evitando a falência. Começamos logo com os primeiros jogos em modo de campeonato, e percebemos bem rápido que a jogabilidade é qualquer coisa de espectacular.
Os controlos do costume, mas é um prazer passar a bola, fintas, marcar golos, com efeitos, pénalties, etc, etc. Os jogos são curtos, de 3 minutos, o que dá para jogar quando não temos muito tempo para queimar, mas é possível perder muito mais tempo como é óbvio.
Temos modos de história, campeonato, jogos rápidos, jogos locais ou online contra outros jogadores, e por aí fora. Em termos de jogabilidade de aspecto anda muito próximo do antigo Sensible Soccer, e só por isso tem tudo para ganhar adeptos. O jogo é gratuito, ocupa muito pouco espaço num iPhone ou iPad, e conta com publicidade no intervalo e final do jogo (daquelas que se passam à frente em 5 segundos). No entanto é possível retirar a publicidade por cerca de 3€, o que vale bem a pena tendo em conta a qualidade do jogo.