Todos os jogos clássicos que levam com o toque mágico de Zach Gage, transformam-se em algo inovador, algo bem desafiante e com uma jogabilidade fantástica. Desde o xadrez ao bilhar, passando também por vários jogos de cartas como o solitário. São todos jogos que recomendo vivamente que experimentem, que este senhor é um génio criativo nestas coisas.
Mas voltando ao Sudoku, aqui temos o clássico jogo que todos conhecem, mas que levou uma reviravolta por parte de Zach Gage. Ao reparar que se perde muito tempo à procura das coisas mais simples, foi criado um sistema que nos mostra de imediato as jogadas básicas, e que escusamos de andar para ali às voltas, dando-nos a oportunidade de investir em jogadas mais profundas e complexas.
É possível jogar o jogo da maneira que sempre o conhecemos, sem qualquer ajuda, nem com a Inteligência Artificial a meter o bedelho e a indicar-nos como resolver esta ou aquela parte do puzzle. E quando começamos ficamos com a sensação que não queremos nada daquilo, mas para quem já conhece o jogo, vai perceber num instante que o que temos aqui é um graal dourado em mãos.
Com a possibilidade de fazer a anotação manual, ou deixar que o jogo crie logo a anotação automaticamente por nós, e até deixá-lo resolver as coisas mais óbvias, ficamos com mais tempo para resolver os puzzles mais avançados e complexos. E para os resolver há uma série de técnicas que nos vão ser ensinadas, coisas que eu juro nunca ter visto nem dei muita atenção, mas que agora olho para o Sudoku com outros olhos.
À medida que vamos resolvendo os puzzles, aparece um pequeno livro no ecrã, e ao tocarmos nele é-nos sugerida uma técnica para resolver certa parte do puzzle. É aí que o jogo nos explica a técnica, mostra a técnica em acção, e até nos deixa treinar a técnica em vários puzzles diferentes para ver se lhe apanhamos o jeito.
Podemos ir a qualquer momento ao ecrã principal e correr as técnicas todas, ou podemos simplesmente ir jogando e à medida que o nível de dificuldade vai subindo, essas técnicas vão-nos sendo sugeridas e explicadas. De repente vêmo-nos a resolver Sudokus complexos que não conseguíamos resolver, e isto é um feito do caraças.
O jogo é grátis, e permite-nos jogar mais de 70.000 puzzles gerados pela AI, e conta com modo normal, modo Arcade, e vários níveis de dificuldade. Contem com publicidade a aparecer de vez em quando, ou então invistam para retirar a publicidade e ao mesmo tempo desbloquear o acesso aos temas (tema escuro está ali sim), o acesso a técnicas apenas disponíveis para os prós, e a possibilidade de carregar um puzzle externo e poder resolvê-lo dentro do Good Sudoku. Um grande jogo a não perder, com toda a certeza.
Good Sudoku by Zach Gage na App Store
Tamanho: 168.6 MB
Good Sudoku by Zach Gage - Apps do iPhone Rating: 5
Sem comentários :
Enviar um comentário