sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Riptide GP: Renegade

Vamos lá despertar para as corridas de motas de água que hoje temos grande promoção na App Store para todos os fãs de velocidade que não se importem de molhar os pés. É o terceiro jogo da série, e com toda a certeza o melhor deles todos, Riptide GP: Renegade da Vector Unit está hoje grátis na App Store e é uma oportunidade imperdível.


Já tivemos direito a Riptide GP e a Riptide GP 2, que também já estiveram gratuitos antes, só que ambos traziam aquela coisa chata das micro transações que ninguém apreciava muito, e apenas tinham pistas de corridas tradicionais que acabavam por ser um pouco mais do mesmo.

Mas desta vez a Vector Unit deu uma grande reviravolta, levando o este Renegade para as consolas, com grande qualidade diga-se já, e depois trouxe-o de volta para o iPhone, iPad e Apple TV, e acreditem que foi grande jogada, que temos um jogo premium incrível nas nossas mãos.


No que toca a jogos de corridas aquáticas, ninguém bate estes gajos, desde os gráficos à física da água e demais efeitos especiais, neste Riptide GP: Renegade atingiram o topo, tudo mesmo incrível. As pistas já não são as tradicionais pistas, pois agora parece mais que estamos num mundo pós apocalíptico, e depois de algumas inundações em cidades aqui e ali, andamos a fazer corridas em rios, riachos no meio da cidade, museus, fontes, lagos, etc, etc.

Quem já jogou um Riptide GP sabe com o que contar. Os controlos são fantásticos, bastando inclinar o iPhone para os lados para controlar a direcção do nosso jetski, e com os polegares podemos activar os truques aéreos que são essenciais para conseguir alimentar o turbo, que nos dá aquela velocidade extra que nos leva à loucura.

Para além da mudança de todo o aspecto visual das pistas, que é incrível, temos muitos elementos novos a atravessarem-se à nossa frente nas corridas, como a polícia que teima em nos perseguir, barcos que surgem do nada e servem de rampas, etc, etc.


Podemos adquirir novos jetskis, melhorar os pilotos ou optar por um piloto com características diferentes, e há muitos modos de jogo novos neste Renegade. Temos um modo de carreira que bem falta fazia nos jogos anteriores, temos um modo de desafios onde podemos jogar contra os pilotos fantasma dos nossos amigos, temos um modo multijogador síncrono online até 8 jogadores, e podemos até jogar com mais jogadores localmente no mesmo dispositivo em splitscreen (que funciona melhor numa Apple TV e com mais de um controlador MFi).

Com a chegada do iOS 13 agora em Setembro vai ser possível ligar os comandos da XBOX e da Playstation 4, por isso este jogo vai-se tornar ainda mais apetecível para 2 jogadores em splitscreen (especialmente para quem tiver uma Apple TV). Seja como for, corridas espectaculares com jogabilidade magnífica, super rápidas, com pistas loucas altamente detalhadas, uma física de água incrível e uns gráficos muito bem conseguidos. Temos aqui um jogo que recomendo vivamente a todos os fãs de racers.


Riptide GP: Renegade na App Store

Tamanho: 106.1 MB

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

BREAK N TAKE

Quando eu pensava que não era possível pegar na fórmula brick breaker do clássico Arkanoid, e virá-la de cabeça para baixo para fazer um jogo completamente novo e interessante, eis que descubro este BREAK N TAKE de Alexander Johansson, um jogo gratuito de extra terrestres a tentar conquistar o planeta Terra, que se estreou hoje na App Store.


Que reviravolta nos traz este jogo, partindo de uma mecânica conhecida de jogos como Arkanoid, onde temos de partir tijolos com uma bola, em BREAK N TAKE viramos tudo de cabeça para baixo, e temos "os tijolos" em baixo e a raquete na parte superior do ecrã.

Mas a apresentação e jogabilidade mudam por completo esta antiga fórmula dos jogos. Os tijolos em baixo são os prédios dos humanos na Terra, e a raquete em cima é a nave do pequeno extra terrestre verde que temos de controlar de um lado para o outro para apontar a bola para os prédios, e claro, não deixá-la fugir para os céus, senão perdemos o jogo.

Mas a mecânica do jogo é ainda mais complexa do que uma simples bola a destruir tijolos (prédios), pois por cada prédio destruído ficamos com um humano à solta a correr de um lado para o outro. Este humano pode ser raptado pela nossa nave, bastando para isso levantar o dedo do ecrã, que faz com que se active um raio em direcção à terra que puxa o humano para a nave.


Temos de ter atenção à bola para que não nos escape, temos de conseguir raptar o maior número de humanos que conseguirmos (tirando o dedo do ecrã e perdendo o controlo da nave por momentos), e temos de apanhá-los no ar, porque se os deixarmos cair eles morrem esborrachados no solo.

É uma premissa incrível, super desafiante, o que acaba por se transformar num jogo Arcade espectacular e bem divertido. Com os humanos que coleccionamos podemos trocar por certos poderes, como um escudo para agarrar a bola uma vez, e outras coisas que nos ajudam a raptar os humanos de forma mais eficaz.

Podem ver aqui em cima um vídeo de apresentação do jogo que nos dá uma ideia da tarefa complicada que temos pela frente. Sejam ou não fãs do género brick breaker, não faz qualquer diferença, pois este é um jogo completamente diferente, mas que vos vai deixar agarrados por umas boas horas, e dias, e semanas. Boa sorte, humanos!


BREAK N TAKE na App Store

Tamanho: 73.8 MB

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Crazy Shapes

Uma boa entrada para o mundo dos jogos de plataformas / quebra-cabeças esta semana foi este Crazy Shapes da Rogue Games Incorporated, um jogo gratuito onde o nosso herói se transforma em várias figuras geométricas para conseguir salvar o seu mundo.


Este jogo é daqueles do tipo runner, onde temos o nosso herói Cuebit sempre a correr desde o início até ao final de cada nível. Cabe-nos a nós executar uma série de acções e movimentos de maneira a evitar as armadilhas e inimigos, e também para conseguir coleccionar as coisas boas que se encontram espalhadas pelo nível (como um pequeno sol) e ainda salvar os seus amigos.

O jogo está muito bem pensado e afasta-se da fórmula do costume deste tipo de jogos, onde podemos saltar, abaixar, correr mais rápido, etc. Aqui o nosso amigo vai ganhando o poder de se transformar em várias formas geométricas, que antigamente zelavam pela segurança e bem estar do mundo. Cada forma geométrica tem o seu poder, o que nos ajudará a ultrapassar os perigos que vão aparecer à nossa frente.


Por exemplo, o quadrado azul pode saltar, bastando desenhar uma linha para cima no ecrã com o dedo, o que nos permite saltar sobre picos e outros perigos. Se desenharmos uma linha da esquerda para a direita transformamo-nos num rectângulo cor de laranja que ganha velocidade e nos permite destruir muros e derrotar inimigos de pedra.

Se desenharmos uma linha de cima para baixo no ecrã, transformamo-nos num losango vermelho, que dispara lasers potentes que para além de destruírem certos inimigos, também dão cabo das armadilhas lasers que nos bloqueiam o caminho.


E depois temos o círculo azul claro, que pode ser activado desenhando uma linha da direita para a esquerda, e que tem o poder de abrandar e desmaterializar a sua estrutura, permitindo-nos atravessar portais e estruturas adaptadas exclusivamente para este pequeno herói.

Pelo caminho há que salvar os nossos amigos, recolher energia solar, e encontrar ovos que podemos depois chocar para recuperar os animais mágicos que foram destruídos. Estes animais mágicos quando são colocados em pares dão-nos poderes extras no jogo, portanto há um incentivo grande de voltar a repetir níveis para encontrar ovos, e também porque os níveis têm vários caminhos diferentes que não podemos visitar a todos numa só corrida.

Vejam aqui em baixo a trailer do jogo para vos abrir o apetite, e acreditem em mim, temos aqui um bonito jogo, altamente desafiante, que vai obrigar-vos a puxar pela cabeça e também pelos vossos reflexos, que as coisas começam a acelerar lá mais para a frente. Há publicidade para visualizar aqui e ali, mas nada que seja muito chato a meu ver.


Crazy Shapes na App Store

Tamanho: 565.8 MB



terça-feira, 27 de agosto de 2019

Gears POP!

Gears of War é um dos IPs mais famosos da XBOX, e chega agora ao iPhone numa versão fofinha neste Gears POP! da Microsoft Corporation, onde temos uma espécie de Clash Royale com personagens do Gears of War com o aspecto dos bonecos da Funko POP.


O acordo de cooperação entre a Microsoft e a Funko POP para nos trazer este jogo não é razão de preocupação, pois o jogo continua bem violento como o seu original na XBOX (não tanto, mas continuamos a ter uma boa dose de violência nas batalhas entre humanos e os gafanhotos mutantes).

O jogo difere de Clash Royale, apesar de parecer à primeira vista ser um jogo com duas pistas, a verdade é que podemos largar os nossos heróis em qualquer lugar do ecrã, seja atrás, à frente, ou no meio. Isto claro, se conseguirmos capturar as várias barreiras que existem nas duas colunas que podemos ver à nossa frente.


A ideia e estratégia é esta, avançar com os guerreiros que capturam barreiras, para conseguirmos colocar outros heróis nestas posições mais avançadas. Assim correm menos riscos de serem mortos, e também ficam mais perto das torres de metralhadoras que têm de destruir para vencer o jogo.

O objectivo é destruir as duas torres de metralhadoras dos lados, e depois a barreira ao centro onde se encontra o herói do nosso adversário. Como é óbvio grande parte da estratégia está em escolher bem os elementos da nossa equipa, criando uma equipa equilibrada, e que não seja ao mesmo tempo demasiado forte, nem demasiado fraca.

Há cofres para abrir com novos heróis, upgrades, granadas e outras armas que podemos usar directamente no campo de batalha, e temos os habituais clãs onde nos podemos juntar com outros jogadores para fazer jogos cooperativos contra os maus da fita.


Gears POP! na App Store

Tamanho: 285.6 MB

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Hoop Stars

Um dos últimos jogos viciantes do género ".IO" a aparecer na App Store é este Hoop Stars da SayGames, onde temos de fazer um combate contra um adversário, uma espécie de jogo de basket invertido, onde controlamos o cesto e temos de fazê-lo passar pela bola que se encontra parada no meio do ecrã.


O conceito é interessante e bem divertido, mas mais parece que controlamos um donut, o qual temos de fazer passar por uma bola mais rápido que o nosso adversário. Portanto, o objectivo é encestar, mas em vez de atirar a bola para o cesto, atiramos o cesto para a bola.

Como é costume nestes jogos onde os objectos obedecem às leis da física, o mais difícil é controlar o cesto, que com apenas dois toques, um para o atirar para a direita, e outro toque para o atirar para a esquerda, fica bem difícil jogar de uma forma bem controlada. Mas é algo que se pode ir treinando até ficarmos uns mestres da coisa.


Supostamente estaremos a jogar contra jogadores de outros países espalhados por esse mundo fora, sendo até possível lançar o nosso cesto contra o deles para tentar evitar que ele consiga passar pela bola antes de nós.

Mas como já aprendemos no fantástico e também muito divertido paper.io, há a forte possibilidade de estarmos a jogar contra jogadores controlados por uma inteligência artificial ou algo do género. Seja como for, o jogo é altamente viciante, e vai variando nos seus desafios e modos de jogo, com uma bola que vai mudando de lugar cada vez que encestamos, ou mesmo um jogo de bónus onde andamos atrás de pedras preciosas que podemos usar para adquirir cestos e bolas com um novo look.

Um único senão, a publicidade que é chata, e aparece no final de cada jogo. Já sabemos que é o preço a pagar nos dias que correm, e pelo menos é daquela que se elimina ao fim de 2 a 5 segundos, o que já não é mau. Bons cestos!


Hoop Stars na App Store

Tamanho: 194 MB

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Banana Kong Blast

A inspiração destes jogos Banana Kong com gorilas da FDG Mobile Games é óbvia, e o Donkey Kong vem logo à cabeça. O que é certo é que são jogos bem divertidos e fáceis de jogar com as suas mecânicas particulares. Agora temos mais um para acrescentar à lista, Banana Kong Blast, que podemos encontrar gratuito na App Store.


Já tivemos um Banana Kong versão jogo de plataformas / auto runner, onde bastava tocar no ecrã para saltar, e agora passamos para uma mecânica de jogo bem interessante com um Banana Kong que sai disparado de barril em barril, como o homem bala do circo. Em termos de jogabilidade só temos de andar atentos ao timing certo em que disparamos o gorila para que este vá parar ao próximo barril e por aí fora até chegar ao final do nível.

Nas primeiras aventuras temos apenas que tocar no ecrã para o gorila sair de um barril fixo em direcção a outro barril fixo, apenas tento atenção para não ir contra um papagaio ou qualquer outro obstáculo que surja na sua frente, mas num instante começamos a ter barris que rodam, barris que disparam sozinhos, barris que controlamos a sua rotação e movimento enquanto mantivermos o dedo no ecrã, etc, etc, tudo coisas que mantêm a jogabilidade interessante e nos deixam agarrados ao ecrã.


O jogo chateia um pouco aqueles que quiserem jogá-lo sem gastar um tostão, pois apesar de ser possível visualizar publicidade para ganhar vidas, vai sempre chegar àquele momento em que teremos de pousar o jogo por uma hora ou mais para restabelecer o número de vidas disponíveis. Mas já se sabe como isto é, se não quiserem publicidade nem ver o número de vidas ser limitado é só investir numa compra in-app e adquirir o jogo na sua totalidade. O que vale bem a pena a julgar pelos seus gráficos 3D e jogabilidade com apenas um toque. Um jogo perfeito para um telemóvel, e com uma grande produção a que já nos habituou a FDG Mobile Games.



Tamanho: 276,6 MB

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

GameClub

O iOS e a sua App Store tem pouco mais de uma década, mas já deixou inacessível um vasto número de jogos que não foram acompanhando as actualizações exigidas pelos sucessivos iOS's lançados pela Apple ao longo dos anos. O GameClub é um novo serviço que pretende trazer os melhores jogos retro de volta.


Alguns jogadores veteranos estão habituados a usar emuladores para jogar jogos de consolas e máquinas que hoje em dia são praticamente impossíveis de encontrar, mas não é preciso recuar assim tanto para enfrentar o problema de jogos "desaparecidos no tempo". No iOS, em apenas uma década, fomos observando que foram ficando para trás os jogos e apps que não foram actualizados pelos seus criadores - primeiro com a mudança de resolução dos ecrãs, e mais recentemente com o corte dado a todas as apps de 32 bits.

Com isto desapareceram muitos jogos, gratuitos e pagos, sem que os utilizadores nada pudessem fazer (a não ser manter um iPhone ou iPad desactualizado) - e é precisamente o problema que o GameClub quer resolver. O GameClub quer recuperar os melhores e velhos jogos iOS que ficaram perdidos no passado, e assumir o trabalho de os actualizar para se manterem acessíveis com os requisitos actuais.


Muito provavelmente, da mesma maneira que o Apple Arcade a ser lançado no Outono, ou mesmo a Playond que também tem algo do género, será um serviço que irá assentar em um mensalidade - o que seguramente não irá agradar a todos, especialmente porque continuará a ser algo que apenas se continuará a ter acesso enquanto se pagar, de certa forma contrariando a ideia de que, aquilo que se descarrega ou compra uma vez, deveria ser "nosso" para sempre. No entanto, se a qualidade dos jogos o justificar, como parece ser o caso do Apple Arcade, e até mesmo dos que já estão a ser testados em Beta pelo GameClub, e o preço for bem acessível, pode muito bem ser um caso de sucesso.


Actualização: O serviço vai ser lançado no Outono com mais de 50 jogos, e com a perspectiva do lançamento de um novo jogo todas as semanas. Terá muito provavelmente uma mensalidade próxima da Apple Arcade, que será cerca de 5 dólares, sem publicidade, e com os jogos a poderem ser jogados completamente offline.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Finger Smash

Quem é que anda aqui à procura de um jogo rápido para treinar os dedos? Finger Smash de Monte Boyd, pode muito bem ser a resposta que procuravam, com o seu aspecto retro Arcade, e para quem tem uns bons reflexos, podem encontrá-lo grátis na App Store.


Este é um jogo que nos põe os dedos em modo frenético e é um excelente passatempo, tipo fidget spinner, para quem estiver aborrecido há lá melhor coisa que esmagar coisas num ecrã? Com uma data de elementos retro, alguns bem conhecidos de jogos do passado, a nossa missão é ir esmagando os objectos que nos são pedidos no início de cada sessão.


Se nos enganamos, perdemos o jogo, e para ajudar aos enganos, podemos por exemplo deslizar o dedo sobre vários objectos ao mesmo tempo para os eliminar mais rapidamente e também para dar uma maior pontuação. Estamos sempre a jogar contra o tempo, por isso para uma maior pontuação temos de ser mais rápidos do que as sessões que vão mudando rapidamente entre elas.

Um jogo delirante, grátis, e que nos vai deixar a cabeça em água, e os dedos cheios de músculo. A fazer lembrar clássicos jogos das máquinas Arcade, Finger Smash é aquele jogo bem divertido que não sabiam que precisavam. ;)


Finger Smash na App Store

Tamanho: 20.3 MB

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Evolution 2: Battle for Utopia

Se gostam de jogos First Person Shooter / 3rd View mas não têm ficado fãs dos que estão disponíveis nas plataformas mobile, especialmente por causa dos controlos, podem querer espreitar este Evolution 2: Battle for Utopia da MY COM, um jogo carregado de acção que podem encontrar gratuito na App Store.


Ao contrário dos FPS habituais, em vez de obrigar os jogadores a ter uma mestria total sobre os controlos no ecrã, o método de controlo é bem mais simples, consistindo em movimentar o personagem lateralmente entre várias posições defensivas, e seleccionar o alvo onde deve concentrar o seu fogo.

Temos ainda a possibilidade de trocar de arma, ou usar items especiais, como granadas ou lança-rockets, quando apropriado. Isto contribui para o factor diversão, sem a frustração de que um "deslize no ecrã" nos faça ter vontade de atirar o smartphone contra a parede.


Se estiverem à procura de um jogo de tiros em versão "light", que contribua mais para a boa disposição do que os jogos exigentes habituais, não deixem de o experimentar (e se passarem pelas definições até podem pô-lo a funcionar a 60fps e tudo, se não se importarem com o consumo de bateria acrescido).


Evolution 2: Battle for Utopia na App Store

Tamanho: 774.5 MB

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Keep Talking & Nobody Explodes

O divertido (e explosivo) jogo de desarmamento de bombas Keep Talking & Nobody Explodes da Steel Crate Games, Inc., chegou finalmente à App Store e dispensa a utilização de óculos VR, sendo um daqueles jogos que pode ser jogado por imensas pessoas, ideal para festas e jantares com amigos.


O Keep Talking and Nobody Explodes nasceu como versão VR para PC, mas depois chegou também à PS VR da Playstation 4 onde perdi horas e horas a jogá-lo com amigos. Mas agora podemos finalmente jogá-lo num iPhone ou iPad com quantas pessoas quisermos.

O jogo em si consiste num jogador que terá como objectivo desarmar uma bomba repleta de complicados mecanismos. Quase que se poderia dizer que são puzzles para ser resolvidos, mas nem tanto, pois o que é preciso para os resolver é pedir a ajuda dos outros jogadores que nos vão dando pistas e as soluções para aquilo que lhes vamos pedindo.


A ideia é que os outros jogadores abram o manual nos seus telemóveis ou tablet, ou mesmo que haja um ou vários manuais impressos em papel (para ser mais prático folhear por várias pessoas), e depois esperar pelos pedidos da pessoa que está com o iPhone ou iPad na mão e que vai ter que desarmar a bomba.

Temos que ir desarmando a bomba um mecanismo de cada vez, e portanto teremos que ir descrevendo o que vemos aos nossos ajudantes (não lhes podemos mostrar o que estamos a ver no ecrã, como é óbvio), para eles nos informarem dos passos a seguir, e esperar não rebentar com a bomba antes do tempo. Pois é, o tempo é o factor pressão que está ali sempre a chatear, com o pi pi pi da bomba em constante contagem decrescente até fazer o inevitável BOOOOM.


Keep Talking & Nobody Explodes na App Store

Tamanho: 160.3 MB

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Kubrix

O extravagante Kenny Sun não é nenhum desconhecido daqui do Apps do iPhone, com os seus jogos de puzzles / quebra cabeças ou experiências para relaxar a deixarem muita gente confusa há já alguns anos. Hoje chega-nos com mais uma destas experiências loucas, um jogo chamado Kubrix que podem encontrar grátis na App Store.


Kubrix é um jogo que tem milhares de caixas misteriosas para resolvermos. Caixas cujas partes móveis podemos rodar, como se se tratasse de um clássico cubo de rubik. O nosso objectivo é estabelecer as ligações, que começarão sempre a partir do centro, uma espécie de coração que vemos e ouvimos a bater durante o jogo, e depois terão de acabar numa espécie de chip electrónico que se iluminará quando estabelecermos uma ligação com sucesso.


Em cima podemos ver qual o número de chips que teremos de ligar ao coração, e só quando conseguirmos todas essas ligações é que passaremos ao próximo desafio. Para mover as diferentes paredes da caixa, basta passar com o dedo sobre elas para rodá-las. e com dois dedos em forma de pinça podemos aumentar ou diminuir o zoom, que é algo que vamos precisar obrigatoriamente mais lá para a frente pois a caixa começa a ficar cada vez maior e maior.

Fica já o aviso que o jogo é gratuito mas lá vai aparecendo publicidade entre níveis, que como é habitual pode ser removida com uma compra in-app. Também uma nota ao nível visual, se dermos um salto às definições podemos activar o modo de poupança de bateria que muda por completo o visual do jogo, passando do visual escuro e misterioso para um um visual mais colorido, que a meu ver até fica mais fácil para resolver os puzzles.


Kubrix na App Store

Tamanho: 141.1 MB

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Crowd City

Na onda dos jogos .io temos também este Crowd City da Voodoo, um jogo gratuito que nos põe a correr numa cidade a converter pessoas para a nossa cor, e ao mesmo tempo tentar eliminar a concorrência, ou seja, os jogadores de outras cores.


Este é um jogo com uma jogabilidade mais próxima de Towar.io - Batalhas Online, pois em cada encontro que acontecer na cidade ganha o jogador que tiver mais pessoas da mesma cor do seu lado. Se o meu grupo com 100 pessoas azuis se encontrar com um grupo de pessoas amarelas de apenas 50 pessoas, é mais que certo que os vou conquistar para o meu lado, a não ser que o jogador amarelo consiga correr e escapar pelas ruas da cidade, evitando perder por completo todas as suas pessoas.


Este Crowd City, também pode ser jogado no browser, e é um jogo extremamente simples mas muito divertido. Basta controlar o nosso homenzinho deslizando com o dedo no ecrã na direcção para onde queremos que ele siga, de preferência atrás de homenzinhos sem cor para os converter para a nossa equipa, mas tendo atenção aos números coloridos que se encontram no ecrã, pois mostram-nos a concorrência, e se virmos algum número abaixo do nosso por perto, é melhor pensar bem e ir lá acabar com eles antes que cresçam demasiado e seja impossível derrotá-los antes que acabe o tempo.


Crowd City na App Store

Tamanho: 274.7 MB

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Marginalia Hero

Um jogo que parece saído de uma pintura medieval do século 12, Marginalia Hero da Crescent Moon Games, é uma aventura louca que podemos encontrar grátis na App Store onde temos de levar o nosso herói a lutar contra todo o tipo de criaturas num exercício de rapidez e precisão.


Confesso que o look do jogo me assustou incialmente, pois não conseguia perceber que tipo de jogo era, mas depressa fiquei viciado quando comecei a dar os primeiros golpes nas criaturas malucas saídas das pinturas antigas do século 12.

O jogo é muito simples, começamos com o nosso camponês, que nem tem uma arma decente nas suas mãos, a defrontar criaturas, onde temos de ter sangue frio, bons reflexos e um timing excelente para executar os golpes certeiros para derrotar estes animais.


A mecânica é básica, mas muito bem conseguida neste Marginalia Hero. Temos uma espada a mover-se de um lado para o outro num círculo, e temos de tocar no ecrã no momento certo quando passa sobre uns alvos. É neste momento que o nosso herói desfere um golpe, diminuíndo a energia do inimigo, e apenas temos de conseguir mais uns golpes, de preferência antes que o inimigo faça o mesmo, para o destruir.

Temos níveis com chefes, que são um desafio bem mais difícil, pois os alvos começam a mover-se, ou a desaparecer temporariamente, obrigando-nos a jogar confiando apenas na nossa memória, entre outros desafios que vão aparecendo lá mais para a frente. A piada do jogo reside essencialmente na parte em que vamos adquirindo novos poderes, novas armas e escudos para derrotar as criaturas mais resistentes. No geral é um belíssimo jogo muito bem humorado que não deixará ninguém indiferente.


Marginalia Hero na App Store

Tamanho: 76.4 MB

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ShiFuML

O primeiro jogo que reconhece gestos através da câmara frontal do iPhone põe-nos a jogar o jogo da pedra papel e tesoura contra uma AI no iPhone. Chama-se ShiFuML da IVèS, e nasceu como uma experiência para desenvolver uma app para os surdos comunicarem e podem encontrá-lo grátis na App Store.


Toda a gente conhece este jogo, duas pessoas frente a frente contam até 3, e mostram ao mesmo tempo a sua mão. Mão aberta representa o papel, mão fechada representa uma pedra, e a mão com dois dedos em V representa uma tesoura.

Pedra parte a tesoura, papel embrulha a pedra, e a tesoura corta o papel. Ao fim de três tentativas ganha aquele que tiver um maior número de vitórias. Aqui neste jogo temos como adversário uma AI no iPhone, onde usamos a câmara de selfies para mostrar a mão, cujo gesto será reconhecido automáticamente pela AI e mostrará por sua vez a sua jogada.



O jogo pode ser jogado contra outras pessoas através do iMessage, bastando procurar a app nos 3 pontinhos do lado direito do menu de apps do iMessage, mas a piada real do jogo é mesmo jogar contra a AI, não precisando de tocar no iPhone, bastando para isso levantar a mão com o gesto que queremos.

É preciso ter o iOS 12 instalado, mas de resto a app funciona muito bem, e estaremos ao mesmo tempo a contribuir para treinar a AI com o reconhecimento dos nossos gestos, o que poderá um dia ajudar para uma melhor app para surdos e a tão importante linguagem gestual.


ShiFuML na App Store

Tamanho: 63.4 MB

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

logi. - Logic Brain Games

O que é que eu posso dizer? A App Store tem estado ao rubro com os jogos de puzzles e quebra cabeças, e hoje temos mais uma bela promoção com este logi. - Logic Brain Games da ÇİZGİOFİSİ, um jogo onde temos de manipular o ângulo e direcção de alguns objectos de maneira a fazer chegar uma bola até à saída, e que podem encontrar hoje grátis na App Store.


O nosso objectivo é claro, a partir do momento que tocamos na seta é lançada uma bola nessa direcção, e temos de orientá-la para chegar ao círculo vermelho que é a saída para o próximo nível. O que temos de fazer é planear o caminho todo para a bola, rodando uma série de mecanismos de maneira a que a bola faça ricochete nos mesmos e siga o caminho da saída.

As coisas começam simples, como não podia deixar de ser, existindo apenas simples barreiras na diagonal, que podemos rodar para lançar a bola numa ou noutra direcção, mas depressinha começamos a ter barreiras que desaparecem depois do primeiro toque, objectos que não se movem nem desaparecem, objectos que se movem depois de tocarmos neles, barreiras que rodam sozinhas, teletransporte, barreiras com dupla função, etc, etc.


E é aqui que reside o verdadeiro desafio do jogo, com os novos elementos e mecânicas que vão sendo introduzidas, também a sua dificuldade vai aumentando. Não se admirem de estar de repente perante uma autêntica máquina de Rube Goldberg, com a bola a andar para ali às voltas como se estivesse no interior de uma máquina de flippers, activando e rodando todo o tipo de mecanismos, e no final, se for tudo bem pensado ver a bola a chegar à saída.

Sim, é altamente satisfatório ver a bola a chegar à saída, como se estivessemos perante um jogo de xadrez, onde temos de planear não sei quantas jogadas para a frente para visualizar na nossa cabeça a bola a chegar à saída. Com uma banda sonora excelente que ajuda à experiência, e uns efeitos sonoros fantásticos no que toca a ouvir objectos a rodar com as suas rodas dentadas no interior, temos aqui um belíssimo jogo que vai pôr o vosso cérebro a trabalhar como nunca.


logi. - Logic Brain Games na App Store

Tamanho: 109.9 MB

Guitar Jam Tracks - Scale Trainer & Practice Buddy

Considerada uma ferramenta essencial por vários professores de guitarra e parte da maior parte das listas de apps obrigatórias para guitarristas, Guitar Jam Tracks - Scale Trainer & Practice Buddy da Ninebuzz Software, é uma app que nos põe a fazer uma jam sobre músicas gravadas em loop por músicos profissionais, e podemos encontrá-la hoje grátis na App Store.


Treinar escalas para fazer solos cada vez mais bonitos e complexos, é algo que podemos fazer facilmente com este app. Basta abrir a app, escolher qual a nota principal, escolher o género musical e carregar no botão de play. Com o iPhone ligado a umas colunas, é puxar pelo som do amplificador e começar a solar por cima da música de fundo.

A app permite-nos escolher entre vários géneros musicais, como por exemplo Acoustic Blues (escalas pentatónica + blues), Jazz, Rock Moderno (escalas Major Ionian e Minor Aeolian), Reggae, e ainda muitos mais que podem ser adquiridos por 1€ na loja através de compras in-app.


Sejam já profissionais e querem ter com que praticar, esta app é absolutamente essencial, mas pra quem está a começar a dar os primeiros passos na guitarra, poder fazer uma jam com estes músicos e começar a aprender as escalas e acordes que nos permitem solar como deve ser, é mesmo espectacular aquilo que podem fazer com esta app.

Como a Guitar Jam Tracks - Scale Trainer & Practice Buddy é uma app compatível com Audiobus, podemos colocar a música em loop a tocar, e saltar para o Garageband (por exemplo), e começar a gravar os nossos solos e jams para verificar a nossa performance, e até quem sabe gravar uma nova música de sucesso a partir daqui.


Guitar Jam Tracks - Scale Trainer & Practice Buddy na App Store

Tamanho: 348 MB

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Enframe

O que nós precisamos é de mais ginástica mental, num mundo onde parece que já não é preciso pensar, e que por causa disso começamos todos a viver as consequências desse facto. Por isso hoje trago-vos mais um quebra cabeças bem engraçado onde temos de proteger três coelhinhos dos seus predadores. Chama-se Enframe, chega-nos pelas mãos de Tony Mihailaros, e está disponível grátis na App Store.


Pois bem, temos 3 coelhinhos coloridos, um vermelho, um azul e um amarelo, que se chamam Turt, Lizzie, e Butters. As caixas que os deixavam seguros partiram-se em bocadinhos, e temos de os ajudar a voltar a ficar seguros, movendo estes pedaços de volta para os seus lugares em redor dos coelhinhos de maneira a reconstruir a caixa original que os protegia.

A mecânica não parece original à primeira vista, fazendo lembrar aqueles jogos onde temos de mover blocos de madeira de maneira a libertar apenas um deles que temos de mover para a porta da saída. Aqui só se mantem a parte de mover os blocos de madeira, os quais temos de colocar à volta dos coelhinhos.

E não pensem que a tarefa é fácil, pois temos aqui um magnífico e complicado quebra cabeças nas nossas mãos. A ordem com que movemos os blocos é muito importante, especialmente à medida que vamos avançando nos níveis do jogo.


Depois temos também aquele desafio extra, que é o de obter as 3 estrelas, que só conseguimos se construírmos as 3 caixas num determinado número de movimentos. Portanto, é possível ir de 3 movimentos a 200 movimentos, e à medida que vamos ultrapassando um determinado número de movimentos começamos a perder estrelas, ficando sem nenhuma se exagerarmos, o que quer dizer que não estamos a pensar com muita atenção no problema.

Ninguém gosta de um quebra cabeças fácil, e este não será com toda a certeza. É um belíssimo exercício mental, e o jogo é bem simpático, especialmente com as 30 animações que vamos desbloqueando que dão alguma vida aos nossos coelhinhos medrosos. A música pode ser desactivada nas definições, e ainda bem porque pode-se tornar um pouquinho chata ao fim de alguns jogos. O jogo não tem publicidade nem quaisquer compras in-app, é só instalar e começar a resolver os puzzles.


Enframe na App Store

Tamanho: 80.9 MB