Este é um jogo RPG para quem gosta de construir, para quem gosta de experimentar e descobrir receitas para inventar novas coisas e evoluir desta forma incremental. Como os últimos elementos pertencentes à espécie Homo Sapiens, assistimos à nossa extinção iminente pelas mãos dos Homo Erectus, e teremos de contar com a ajuda do nosso instrutor Alfred, que nos irá ensinar como construir e misturar todo o tipo de items para ir evoluíndo e assim sobreviver.
O jogo arranca de uma forma bem simples, introduzindo cada mecânica bem devagarinho. Apanhar frutos das árvores para nos alimentar, porque sem comida morremos, apanhar pedras para começar a fabricar as primeiras ferramentas, juntar uma pedra e um pau para fazer um machado primitivo ou mesmo um martelo, fazer uma espécie de faca de pedra para cortar os frutos e assim obter mais energia dos mesmos, e começar a fabricar todo o tipo de objectos que nos serão úteis para sair da idade da pedra.
Nós somos o aprendiz, a pessoa que terá de fazer todas as construções e descobrir receitas novas para construir coisas novas, cozinhar comida, conseguir novos materiais para fazer mais combinações inovadoras, e portanto precisamos de alguém que vá procurar matéria prima por nós. É aí que entra o nosso minion, um ajudante que irá para a floresta para trazer fruta, caçar animais (quando tivermos construído uma lança ou machado), pescar, trazer madeira e arbustos, etc, etc.
No princípio este ajudante é um pouco burrinho e traz de tudo um pouco de forma completamente aleatória, sendo até frustrante quando estamos a seguir as instruções do nosso mestre para construir algo que este nos pede, e não temos a matéria prima que necessitamos porque o minion não traz. Mas passado algum tempo e com alguma experiência podemos começar a pedir para que ele nos traga determinados items, fazendo com que a comunicação entre nós melhore consideravelmente.
À medida que vamos construíndo mais e mais coisas, vamos expandindo a nossa árvore do conhecimento, e de repente já sabemos cozinhar, já sabemos fabricar roupas e armas, já sabemos construir cabanas, coisa essencial para começar a construir a nossa vila, que é coisa para acontecer bem lá mais para a frente. Normalmente os jogadores perdem mais de 20 horas de volta deste jogo, e mesmo quando se chega ao fim, não é verdadeiramente o fim, pois podemos começar uma nova geração, exactamente como aconteceria na vida real, onde a experiência adquirida faz com que na próxima tudo corra ainda melhor e mais rápido.
Mas o jogo, como na vida, tem as suas dificuldades, para além de termos de estar sempre a confeccionar e armazenar comida para os nossos trabalhadores, há uma aventura a ser vivida, pois vão sempre acontecendo coisas, pequenos eventos como pessoas que aparecem a oferecer fazer trocas connosco, outras a pedir ajuda e comida, outras a tentarem matar-nos, e são as nossas decisões que também vão ditar o nosso futuro como tribo, como espécie que irá singrar no futuro, ou não.
Dawn of Crafting na App Store
Tamanho: 93.4 MB
Dawn of Crafting - Apps do iPhone Rating: 4,5
Sem comentários :
Enviar um comentário