Sempre achei que deveria ter sido a Ubisoft a lançar o Settlers, mas lá está, negócios. Seja como for, para os fãs da marca, ainda há o jogo ANNO: Build an Empire disponível para iPhone e iPad, assim como no browser, e digo-vos já que é bem divertido, se forem fãs de jogos de gestão de recursos, mercadoridas e construção de cidades.
De resto, o mais próximo que já consegui chegar ao feeling de jogar Settlers foi com o fascinante The Battle of Polytopia, um jogo de estratégia e guerra bem louco, e como não podia deixar de ser o original Settlers of Catan, com o seu Catan para iPhone e Catan HD para iPad (versões fieis ao jogo de tabuleiro clássico).
Mas aquela experiência de construção do Settlers, e poder ver os nossos habitantes a passear pelas estradas com os materiais de construção, vê-los a trabalhar nos variados edifícios, a fazer pão, a moer o trigo, a moldar o aço, caçar, cortar árvores, pescar, etc, etc, só mesmo aqui neste Townsmen Premium.
E há de tudo aqui neste jogo, desde modos sandbox (que faltavam ao Settlers lançado pela Gameloft há uns anos atrás), modos de campanha com variadíssimas missões, e a possibilidade de ter vários mundos abertos ao mesmo tempo, podendo saltar livremente entre eles.
Mas não se enganem, a experiência vivida aqui é como no Settlers original, é um daqueles jogos onde a acção só anda em frente se estivermos com o jogo aberto no iPhone ou iPad. Não é como muitos dos jogos freemium que abundam agora pela App Store, que os fechamos, e quando voltamos passadas umas horas já ganhamos mais dinheiro, e as construções continuaram sem a nossa presença.
Aqui vive-se tudo em tempo real, e há muita, mesmo muita coisa para fazer. Começar com uma simpática cidade medieval, e começar a construir edifício atrás de edifício para chegar a ter uma economia bem dinâmica e estável, decidindo a todo o instante o valor dos impostos a cobrar aos nossos cidadãos, a ter em conta que quando chega o inverno os campos de trigo e uvas não produzem, obrigando-nos a mudar de estratégia a qualquer momento, e a planear com antecedência, como na história da formiga e da cigarra.
E depois há desastres naturais, estilo Sim City, que danificam os edifícios do reino, e mesmo o passar do tempo vai deixando-os velhos e sendo necessário arranjá-los de tempos a tempos. E há bandidos na zona, que nos vão atacando, e para isso teremos que construir torres de vigia, recrutar soldados, construir muralhas, etc, para evitar os seus ataques constantes.
Não me parece que os 0,99€ vão assustar alguma pessoa fã deste tipo de jogos de construção de cidades, mas de qualquer maneira há uma versão gratuita do jogo chamada apenas Townsmen, onde podemos experimentar o jogo completo livremente, contando sempre no ecrã com uma barra com publicidade. É uma chatice ter lá a barra, mas dá perfeitamente para verificar como funciona o jogo, e até jogá-lo para sempre assim, se não se importarem com a publicidade.
Com uma qualidade gráfica, animações e atenção ao detalhe incrível, como podem ver pelo vídeo de apresentação oficial aqui em baixo, temos aqui um jogo que está a ser constantemente actualizado pelos seus criadores, e tem uma comunidade fortíssima continuamente a sugerir alterações. Este vale bem a pena, e pelo preço actual, não há qualquer dúvida que o devem agarrar já hoje na App Store.
Townsmen Premium na App Store
Tamanho: 109 MB
Townsmen Premium - Apps do iPhone Rating: 4,5
Sem comentários :
Enviar um comentário