sexta-feira, 31 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Pudi - A Color Matching Game

Há jogos que nos dão a volta à cabeça, e depois há jogos que nos dão a volta à cabeça. Esta semana tem sido recheada de jogos que puxam ao máximo pelo nosso cérebro e tempo de reacção, e hoje não poderia ser diferente, por isso apresento-vos este Pudi - A Color Matching Game da Jambav Inc, um jogo bem interessante que podem encontrar grátis na App Store.


Este é mais um daqueles jogos que nos trocam as voltas. Jogar com a pressão do tempo em cima dos ombros é o cocktail perfeito para errarmos, e falharmos espectacularmente vezes sem conta. Mas, para aqueles que conseguem manter o sangue frio, e uma concentração acima da média, então vão conseguir pontuações altíssimas neste jogo. Ou não.

Temos 4 círculos coloridos em baixo, todos de cor diferente, e vai caíndo constantemente dois círculos coloridos em cima, que têm de encaixar exactamente nos dois círculos da mesma cor em baixo.

Para isto podemos rodar os 4 círculos em qualquer direcção, como se fosse uma peça única, bastando para isso deslizar com o dedo no ecrã na direcção pretendida, e também é possível dar um duplo toque no ecrã para que os dois círculos coloridos da parte superior desta "peça" troquem de lugar. Se mantivermos o dedo pousado no ecrã aceleramos a queda dos dois círculos, mas isto já me parece um pouco desnecessário.

E é isto o jogo, há que combinar o maior número de pares de círculos que conseguirmos, e ali ficará o número de vezes estampado no menu para toda a posteridade. A nossa melhor pontuação de "15" ou "5", para sempre a lembrar-nos que de certeza conseguimos fazer bem melhor. ;)

O jogo vem acompanhado de uma banda sonora electrónica potentíssima, que quando damos por ela estamos a abanar a cabeça e o corpo ao seu ritmo. Os criadores deste jogo não se esqueçeram de ter uma opção nas definições para os daltónicos, passando a ter formas geométricas diferentes para além das cores. Eu já cheguei a 28, e vocês?


Pudi - A Color Matching Game na App Store

Tamanho: 170 MB



quinta-feira, 30 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Lumium

Eu aprecio bastante jogos onde temos de puxar pela cabeça, mas há um tipo de jogos onde uns bons reflexos são aquilo que mais precisamos, e que me deixam completamente agarrado. É esse o caso dos Flappy Birds deste mundo e quaisquer endless runners, e também do recém chegado Lumium da Game Over Studio Limited, que podemos encontrar gratuito na App Store.


Lumium é um jogo Arcade bem frenético, com uma mecânica simples, mas que nos leva para os campos dos puzzles em tempo real. Controlamos um pequeno cubo aos saltos entre pequenas plataformas, e temos de decidir qual o tipo de salto dar para seguir para a próxima plataforma na nossa frente.

Tocar do lado esquerdo do ecrã damos um salto, tocar do lado direito damos um duplo salto, o que vai depender da distância da próxima plataforma (se temos um buraco à nossa frente ou não). Nos primeiros saltos parece simples, ou temos buraco entre plataformas, ou não, e é relativamente fácil decidir.

Se podemos jogar à velocidade que nos apetecer? É claro que não, pois se ficarmos muito tempo em cima de uma plataforma, esta acaba por cair, e com ela o nosso pequeno cubo. Para piorar as coisas, e aqui entra a parte dos puzzles, começamos a ter plataformas que se movem, aparecendo e desaparecendo, e outras com armadilhas, que nos obrigam a temporizar muito bem os nossos saltos.

Este não é um jogo zen, de todo, apesar da música calminha de lullaby (ou de terror, depende dos vossos gostos), pois o stress está sempre presente, e aquela ansiedade constante de ter que decidir qual o salto correcto a dar a cada momento, sem esquecer que se esperamos muito tempo, é GAME OVER MAN!!!


Lumium na App Store

Tamanho: 53.3 MB



quarta-feira, 29 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Drive Fast

Aqui está o joguinho gratuito do dia que estavam à procura, Drive Fast de Vitaliy Onyshchenko, põe-nos a conduzir um carro a alta velocidade estrada fora, onde temos de evitar colidir com qualquer outra viatura no nosso caminho.



Este é um jogo Arcade para quem tem uma boa concentração e óptimos reflexos, pois conduzir este carro a alta velocidade com tanto trânsito na estrada, não é tarefa fácil com toda a certeza. Mas mais simples é impossível, tocar do lado direito ou esquerdo do ecrã para alternar entre as diferentes faixas da estrada, e é isto.

Há moedas para apanhar, o que normalmente nos coloca em situações ainda mais perigosas, mas que podemos depois usar para adquirir outras viaturas, cada uma com o seu visual único e efeitos específicos, que podemos depois ver em acção durante a corrida.

Quando vi as imagens do jogo pela primeira vez, fez-me lembrar do clássico Spy Hunter, o que não tem nada a ver, a não ser o facto de ser uma corrida em que vemos o carro de cima. Seja como for, gosto destas corridas rápidas e dinâmicas, com a estrada a dar lugar a mais faixas, ou cruzamentos com trânsito a passar por nós na perpendicular, uma autêntica loucura.

Vejam aqui em baixo um pequeno vídeo que nos mostra o jogo em acção, e aproveitem para experimentar o jogo no vosso iPhone, que está completamente grátis na App Store. Conseguem chegar mais longe que todos os outros jogadores? Boa sorte!


Drive Fast na App Store

Tamanho: 82.5 MB



segunda-feira, 27 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cube Escape: The Cave

Com o jogo Rusty Lake Hotel começou uma série de jogos espectaculares, que acabou por evoluir para os gratuitos Cube Escape, onde temos muitos mistérios point-and-click para resolver. O jogo Cube Escape: The Cave da LoyaltyGame B.V., é o último jogo gratuito a ser lançado na App Store, e é obrigatório para quem gosta de resolver puzzles e mistérios.


O jogo arranca com um velho a entrar numa caverna misteriosa, que nos vai levar às profundezas do Rusty Lake, sendo este o nono episódio desta grande série de jogos baseados no primeiro jogo Rusty Lake Hotel.

Para fazer jus ao seu nome, neste jogo é como se nos encontrassemos dentro de um cubo, podendo rodar para os lados para qualquer uma das suas faces, onde em cada um dos lados temos alguns puzzles para resolver, para ir avançando na história, e passar assim para outra área do jogo (ou cubo).


Não há cá tutoriais para nos ajudar, por isso há mesmo que interagir com os objectos que vemos no ecrã para perceber o que fazem, e quais as consequências de activar determinado interruptor, que pode ser noutro quadro completamente diferente, obrigando-nos a navegar entre os quatro lados do cubo à procura de pistas e soluções.

Pode-se dizer que este jogo está divido em 3 fases distintas, primeiro na caverna, e depois avançando para um local que eu considero espectacular e o puzzle mais porreiro deste jogo, obrigando-nos a pensar "fora do cubo", e com uma mecânica fantástica ao nível dos quebra cabeças a resolver.


Recomendo vivamente qualquer jogo que tenha vindo a seguir ao Rusty Lake Hotel, mas especialmente esta série de jogos Cube Escape, que já são nove, e todos eles gratuitos na App Store. Se quisermos obter alguma dica, é-nos pedido para visualizar um vídeo com publicidade a uma app ou jogo, e é só isso que temos de fazer.

Se por acaso se virem à rasca para resolver algum puzzle, e não conseguirem avançar no jogo (mesmo usando as dicas do ponto de interrogação), basta passar pelo menu do jogo, que se pode encontrar lá um link para um guia da resolução do jogo (que eu não recomendo, de todo, como é óbvio).

Podem ver aqui em baixo um vídeo que nos mostra algumas cenas do jogo, para abrir o apetite, e se nunca experimentaram nenhum destes jogos point-and-click, então é favor de passar pela App Store, que são pelo menos 9 jogos gratuitos com mistérios para resolver, e depois se quiserem, investir nos originais Rusty Lake Hotel e Rusty Lake: Roots, que foram aqueles que começaram tudo isto e valem bem a pena.


Cube Escape: The Cave na App Store

Tamanho: 96.3 MB




Cube Escape: The Cave - Rating: 4,5

sexta-feira, 24 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cosmic Express

Desenhar linhas de comboio no espaço para levar passageiros alienígenas até ao seu destino é a proposta deste Cosmic Express da Draknek Limited, um jogo indie aclamado nos vários festivais por onde passou, que aterrou a semana passada na App Store.


O objectivo deste simpático e belíssimo quebra cabeças é levar o comboio espacial do ponto A ao ponto B, e pelo caminho transportar os alienígenas para as suas casas. Cada alienígena tem a sua cor (um é laranja, outro roxo, outro verde, etc), e devem ser transportados para a casa da mesma cor que se encontra algures no terreno.


Regra geral, o caminho mais curto não é a solução, de todo. Depressa percebemos que temos de fazer um zigue-zague doido com as linhas de comboio, para chegar a todos os alienígenas e suas respectivas casas, e conseguir chegar ao túnel de saída, que nos leva para os próximos níveis.


O problema é que não podemos passar por cima da linha, por isso teremos que pensar muito bem no caminho a desenhar com o dedo, para chegar à solução do nível em questão. Os níveis estão distribuídos por constelações, e cada constelação introduz uma mecânica diferente. Nas primeiras apenas temos que nos preocupar com as cores dos aliens, e com um único lugar no comboio, mas num instante passamos a ter mais lugares no comboio, linhas que podem ser atravessadas, mais obstáculos, alienígenas verdes pegajosos que sujam o comboio (fazendo com que outros não queiram viajar a seguir a estes), portais de teletransporte, etc, etc.


A progressão no jogo vai-se fazendo a um bom ritmo, e as novas mecânicas são introduzidas devagarinho, como deve ser. Mas se por acaso ficarmos empatados em algum nível, há a possibilidade de desbloquear todos os níveis de uma vez (passando pelas definições), e assim ficaremos livres para saltitar de nível em nível à vontade, dentro de cada constelação.


São ao todo mais de uma centena de puzzles para resolver, e acreditem que alguns são bastante desafiantes. Como não há tempo limite, podemos explorar à vontade, desenhando e apagando linhas, ou mesmo começando de novo tocando no botão de UNDO, até chegarmos à solução final.

Alguns níveis têm mais que uma saída, o que nos obriga a jogá-los de novo, encontrando uma solução diferente desta segunda vez que o jogarmos. Os gráficos estão muito bem conseguidos, estando os aliens e objectos completamente animados, e para além de uma banda sonora de fundo, todos os aliens fazem os seus próprios ruídos, assim como o comboio, o que dá bastante vida ao jogo. Podem ver aqui em baixo a trailer do jogo, e se forem fãs de quebra cabeças como eu, vão adorar com toda a certeza este Cosmic Express.


Cosmic Express na App Store

Tamanho: 213 MB




Cosmic Express - Rating: 4,5

quinta-feira, 23 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Pipe It

Eu sou um grande fã de jogos estilo Pipe Mania, como por exemplo o jogo Noodles! ou Aqueduct que já passaram aqui pelo Apps do iPhone. Mas há sempre lugar para inovar, e é esse o caso de Pipe It de ANDREY NOVIKOV, um jogo que podemos encontrar gratuito na App Store, criado por Alexey Pajitnov, o inventor do Tetris.



Este grande senhor, Alexey Pajitnov, que nos trouxe o Tetris, um jogo que continua bem vivo e nas mãos de milhões de pessoas hoje em dia (ainda há pouco tempo falamos aqui do Block Vs Block), continua a criar belíssimos jogos de puzzles, alguns estilo Tetris, outros estilo o Pipe Mania, como é este o caso de Pipe It.

Aqui temos uma grelha com uns quadrados vazios, que devem ser preenchidos com as peças que temos disponíveis em baixo. A ideia é conectar todos os tubos da mesma cor, e não deixar nenhum tubo por conectar.

Com o dedo podemos arrastá-los livremente para a esquerda e direita para encontrar aquele que queremos jogar na área de jogo em cima. No início é tudo muito simples, tendo apenas uma cor, sendo todos os puzzles bem fáceis de resolver, o que é ideal para aprender a mecânica do jogo.

Mas de seguida começamos a ter mais cores presentes no ecrã, com tubos a sobreporem-se uns aos outros, e de níveis que ultrapassamos em poucos segundos, começamos a perder uns bons minutos a tentar perceber como tudo encaixa para chegar à solução final.

Temos aqui 4 packs com 600 puzzles no total, mais um pack dourado especial, criado exclusivamente por Alexey Pajitnov. Para desbloquear os packs, temos de resolver todos os puzzles do pack anterior, e assim sucessivamente.

Podemos contar com ajudas, tocando no botão de interrogação em cima, se acharmos que ficamos completamente bloqueados. Quando chegarmos a um nível onde temos 7 cores diferentes para os tubos a jogar na grelha, então poderemos dizer com à vontade, que temos um cérebro muito bem exercitado, sendo essa a mais valia destes jogos.


Pipe It na App Store

Tamanho: 41.2 MB

quarta-feira, 22 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Dead Ahead: Zombie Warfare

Para jogos de defesa do castelo com zombies não há nada como o clássico Plants Vs Zombies, mas quando podemos atacar ao mesmo tempo que defendemos, então aí a estratégia é outra. E é mesmo isto que podemos experenciar no recém chegado Dead Ahead: Zombie Warfare da Mobirate Studio Ltd, um jogo de zombies que podemos encontrar grátis na App Store.



Primeiro há que dizer que o aspecto gráfico deste jogo é uma delícia para os olhos, com os nossos heróis e zombies com um look anime pixelizado, assim como todas as animações que acontecem à nossa frente durante as cenas de acção e os cenários em geral, tudo muito bem conseguido.

Este jogo é a continuação de Dead Ahead, que infelizmente  já não se encontra disponível na App Store, mas que continua com a uma legião incrível de fãs, que ficaram muito contentes com a chegada deste Dead Ahead: Zombie Warfare à App Store. Neste jogo à lá Walking Dead, andamos a viajar de autocarro de zona em zona, encontrando barreiras na estrada, as quais temos de destruir, ao mesmo tempo mantendo os zombies que nos atacam bem longe do autocarro e dos nossos heróis.

Este é um jogo de castle attack, pois podemos usar a energia que vamos ganhando com o tempo, para mandar homens para o terreno para que vão combater os zombies e destruir as barreiras na estrada que impedem a passagem do autocarro. Quando os zombies conseguem ultrapassar os nossos tropas, começarão a atacar o autocarro que tem como única defesa o condutor, que se encontra no tejadilho a disparar a sua caçadeira (por vezes uma metralhadora bem potente e rápida).

À medida que vamos evoluíndo e atravessando cada vez mais zonas do jogo, poderemos melhorar os nossos homens, e até adquirir novos heróis, como por exemplo de um simples homem do campo com uma pá na mão, passamos a poder pôr no terreno um homem armado com uma caçadeira que dispara à distância, um trabalhador com colete à prova de bala, e até lançar barris para cima dos zombies.

Os zombies também vão variando, ficando cada vez mais fortes, e com diferentes capacidades, alguns correndo, outros nascendo do chão como esqueletos do cemitério, etc. Para ter em conta ao nível de estratégia, há que contar com os homens que perdemos no terreno, que como é bem sabido de série como Walking Dead, depois de mortos, transformam-se também eles em zombies, e virão atacar-nos, duplicando o ataque do inimigo.

O jogo conta com um sistema de energia que se vai renovando com o tempo, que são bidões de combustível para que o autocarro possa viajar para novas zonas. Mas para aqueles que não gostam de aguardar basta tocar nos homenzinhos que nos sugerem vídeos publicitários para visualizar, que nos darão mais moedas, e mais combustível para continuar a jogar.

Este jogo chega-nos pelas mãos dos criadores do fantástico Space Expedition: Classic Adventure, um jogo gratuito que eu adorei jogar. Portanto não é de admirar que este Dead Ahead: Zombie Warfare seja mais um espectacular jogo que ficará por bastante tempo no meu iPhone, especialmente tendo em conta para a quantidade de conteúdos incluídos. Vejam aqui em baixo a trailer do jogo e instalem-no no vosso iPhone que não se irão arrepender.


Dead Ahead: Zombie Warfare na App Store

Tamanho: 138 MB



terça-feira, 21 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

The Trail

Já me andava a questionar há algum tempo do que seria feito de Peter Molyneux? Depois do seu Godus, que para mim continua a ser um grande jogo, vim a descobrir na App Store que há outro jogo vindo da sua mão. Trata-se do jogo The Trail da Kongregate, e podemos encontrá-lo gratuito na App Store.



Como pioneiros acabados de chegar de barco a uma nova terra desconhecida, teremos de caminhar e explorar estas novas terras, encontrar materiais e todo o tipo de recursos para nos alimentar, produzir roupas, construir ferramentas e armas, para conseguir sobreviver neste novo lugar inóspito.

O objectivo inicial é de caminhar até à cidade de Eden Falls, e pelo caminho meter na mochila todas comidas que encontrarmos, assim como ramos das árvores, pedras, conchas, peles de animais, etc, tudo coisas importantes para nos alimentar e construir novas ferramentas.

Nos primeiros quilómetros somos acompanhados por uma guia que nos vai dizendo aquilo que temos de fazer, e nos explica como andar ou correr, e onde está a nossa energia, e a importância de ter roupa e ainda mais de ter um chapéu na cabeça (afinal de contas somos exploradores e o sol na moleirinha é algo a evitar).

A nossa caminhada é interrompida de x em x quilómetros pela paragem numa fogueira, um ponto de paragem de descanso para repôr energias, e onde podemos negociar items com outros viajantes. É também aí que podemos pegar nos objectos que fomos coleccionando para fabricar coisas novas.

Para além das paisagens lindíssimas que podemos observar livremente na nossa caminhada, podemos ver as estações a mudar (assim como todo o ambiente à nossa volta), e entrar em vários mini-jogos, como por exemplo cortar lenha das árvores (quando já tivermos construído um machado de pedra), ou mesmo caçar coelhos com uma fisga.

A partir de certa altura na nossa viagem lá conseguiremos finalmente chegar a uma cidade, onde poderemos juntarmo-nos a outros 19 jogadores e tornarmo-nos habitantes definitivos dessa cidade, cada um com a sua casa, onde podemos guardar os objectos que temos a mais na mochila (a mochila não é infinita, e depressa começamos a ter de escolher muito bem que items manter lá dentro), e evoluir a cidade em conjunto.

Mas a viagem não se fica por aqui, pois podemos continuar a explorar os caminhos destas novas terras, sabendo que a qualquer momento podemos voltar à nossa casa, para guardar mais coisas, ou gastar ouro a construir novos edifícios na cidade, escolher uma profissão, etc. Há mesmo muito para fazer neste jogo, mas há que ultrapassar os primeiros minutos de jogo para perceber tudo aquilo que tem para nos oferecer, como se pode ver aqui em baixo neste vídeo.


The Trail na App Store

Tamanho: 526 MB



segunda-feira, 20 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Shardlight

Os fãs de aventuras point-and-click têm muita sorte com a plataforma que escolheram porque o iPhone e iPad estão carregados de excelentes aventuras para jogar. A Wadjet Eye Games não é nenhuma estranha ao género, pois está constantemente a lançar títulos de grande qualidade, e este Shardlight é o seu mais recente jogo point-and-click futurista a chegar ao iPhone e iPad.


Há sempre um risco de uma guerra mundial, e pelo que se pode ver nos tempos que correm por esse mundo fora, a realidade está bem mais próxima da ficção. Em Shardlight, as bombas caíram, e a civilização deixou de ser o que era. Cidades destruídas, doenças e morte espalharam-se pelo mundo, e uma nova ordem mundial tomou conta das vidas das pessoas.


Amy Wellard é a personagem que nos vai acompanhar nesta aventura, também ela doente, e a precisar urgentemente de uma vacina, que está sob o controlo da Aristrocracia. Ela, como outros, vai fazendo pequenos trabalhos aqui e ali, na esperança de ganhar um bilhete de lotaria, que lhe pode dar acesso a uma vacina.

Mas depressa se vê envolvida entre a Aristocracia (o poder estabelecido) e a resistência, que quer deitar abaixo o poder que oprime o povo. Com muitas tarefas para fazer, tanto a mando da Aristocracia como da resistência, teremos que resolver os problemas de muitos personagens desta história, e ao mesmo tempo descobrir o mistério do seu passado, assim como toda a trama e jogos de poder que a rodeiam.


Um jogo com um aspecto gráfico pixelizado excelente, cenários lindíssimos, acompanhados de uma banda sonora fantástica, e um trabalho de vozes de actores soberbo. Como aventura clássica point-and-click que é, temos acesso aos diálogos em forma de texto sobreposto no ecrã, mas ouvir as vozes de grande qualidade presentes no jogo, revela o trabalho incrível que temos aqui, e transporta-nos para um autêntico filme de ficção.

Como qualquer aventura point-and-click, há que tocar no ecrã para que a nossa personagem se mova para esse local, tocar nos objectos para ver uma descrição sobre o mesmos, ou para interagir com eles (manter o dedo pousado no ecrã revela de imediato quais os objectos que são interactivos e mais relevantes para a continuação da história). Em cima temos acesso a um inventário, onde podemos agarrar nos objectos e largá-los em cima de outros objectos ou pessoas, para mais interacções.


Com puzzles excelentes para resolver, e com as dicas do costume apenas a surgirem se falarmos com todas as pessoas (ou as pessoas certas), temos aqui um mistério para resolver que pode demorar umas largas horas, por isso ponham o cinto de segurança que a viagem pode ser longa (se não forem procurar um guia walkthrough na net, claro).

Para os apreciadores de fãs de aventuras point-and-click não há que enganar, esta está muito bem avaliada pelas publicações de jogos online, e pelos jogadores em geral. Não é das aventuras mais fáceis, pois não nos leva pela mão na resolução dos puzzles, mas também não é muito difícil. A história é futurista e acaba por ser bastante misteriosa, o que nos deixa agarrados até ao final. Vejam aqui em baixo a trailer do jogo, e boa sorte na resolução desta trama.


Shardlight na App Store

Tamanho: 1.12 GB



Shardlight - Rating: 4,3

sexta-feira, 17 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Twisty Sky - Endless Tower Climber

Jogo gratuito bem divertido que se estreou ontem na App Store foi este Twisty Sky - Endless Tower Climber da Elephant Mouse, onde temos de levar uma galinha a subir o mais alto que conseguir numa torre interminável, enquanto foge de uma série de bandidos.



Na verdade não é apenas uma galinha, pois podemos ir coleccionando uma data de personagens diferentes para fazer esta perigosa corrida, indo desde cogumelos, a vacas, a torradeiras que cospem torradas, e até mesmo uma sanita.

O conceito do jogo é brilhante, temos uma torre infinita à nossa frente, com escadas em cada piso, que serão a escapatória do nosso herói para ir subindo por ali acima. Como a nossa galinha corre sozinha, apenas temos de rodar os blocos da torre, de maneira a que apareça uma escada no seu caminho por onde subir.

A mecânica e jogabilidade é fantástica, bastando deslizar com o dedo sobre os blocos individuais da torre, adiantando trabalho até, rodando de imediato vários pisos acima, para que haja sempre um caminho disponível para o nosso herói.

E há uma certa pressa neste jogo, pois a todo o momento somos perseguidos por uns bandidos irritantes, os malditos Goonswarm, os quais devemos evitar a todo o custo. Podemos por exemplo rodar um bloco abaixo onde eles se encontrem, para atirá-los para fora da torre.

Mas há outras maneiras mais engenhosas de nos livrarmos deles, pois há todo o tipo de mecanismos para activar na torre, tanto para abrir caminho à nossa passagem, como para eliminar os Goonswarm. Portas que podemos mover para os lados, barrando a sua passagem, alavancas para mudar a direcção de tapetes rolantes, luxas de boxe que podemos armadilhar para lhes espetar um grande soco, e até ventoínhas potentes que os desfazem em pedacinhos.

O jogo é gratuito e é extremamente divertido, e é um endless runner bem acelerado, e com alguns elementos de puzzle que devemos resolver em tempo real, se queremos que o nosso herói continue a subir pela torre acima sem ser apanhado pelos maus da fita. Vejam aqui em baixo a trailer do jogo para verem como tem bom aspecto, e agarrem-no hoje na App Store, completamente gratuito.


Twisty Sky - Endless Tower Climber na App Store

Tamanho: 133 MB


quinta-feira, 16 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Slime-ball-istic Mr. Missile

Já tivemos por aqui reinvenções do clássico Missile Command, mas eis que nos chega hoje à App Store ainda outro jogo do género, desta vez com visco vindo do espaço a tentar destruir as cidades da Terra.Estou a falar de Slime-ball-istic Mr. Missile da Lacuna King Inc., e podem encontrá-lo grátis na App Store.


O planeta Terra está a ser invadido por uma chuva de visco que pode devorar edifícios inteiros, e também os monumentos mais conhecidos do mundo. Com a ajuda de uns pequenos robôs, teremos que disparar projécteis que eliminam por completo as bolas de visco que caiem do céu.


Com dois robôs no solo a disparar, temos sempre a possibilidade de fazer dois disparos seguidos, e como é sabido de quem conhece o retro Missile Command, há que evitar ao máximo o contacto destas bolas de visco com os nossos prédios na cidade em baixo.


No entanto, ganhamos mais pontos se conseguirmos destruir o visco quando estiver quase a tocar num prédio. Lá está, quanto maior o risco, maior a recompensa, maior a destreza necessária para vencer o inimigo. Mas podemos sempre contar com algumas ajudas, como uma bomba atómica que destrói de uma só vez tudo o que estiver no horizonte, ou um drone que voa de um lado para o outro servindo de escudo.


O jogo está muito bem concebido, e tem até uma parte educacional muito interessante, onde nos põe a ler as informações dos vários prédios mais altos do mundo, assim como de monumentos bem famosos espalhados pelos 7 continentes do planeta.

A maioria dos prédios e momumentos podem ser desbloqueados conseguindo melhores pontuações, e repetindo os ataques de algumas cidades já concluídas, ou então passando pela loja onde podemos dar uso às slime balls douradas que vamos coleccionando com a destruição do visco.

Missile Command é um grande clássico que foi muito jogado por uma geração inteira nos anos 80, e com esta reinvenção espectacular, será agora jogada pelas novas gerações, e não só, porque reviver estes momentos é um must para qualquer saudosista dos jogos retro. Deixo-vos aqui em baixo a trailer do jogo para vos abrir o apetite.


Slime-ball-istic Mr. Missile na App Store

Tamanho: 149 MB



quarta-feira, 15 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Wi-Fi Widget

Aqui está uma daquelas ferramentas que sabemos que nos dá muito jeito, mas que ainda não temos instalada no nosso iPhone. Estou a falar da Wi-Fi Widget da Puppy Ventures Inc., uma app que nos põe um widget muito prático no ecrã bloqueado do iPhone, para ver o Wi-Fi a que estamos ligado, qual a password, e ainda o acesso a um teste rápido de velocidade.



Acho que não é preciso dizer mais nada, está tudo dito no primeiro parágrafo ali em cima. Imaginem que chega um amigo ou familiar a nossa casa e nos pede a password do Wi-Fi? É sempre o mesmo filme e chatice, mas e se pudermos simplesmente chamar o menu de widgets no ecrã bloqueado do iPhone e verificar de imediato qual o nome da rede Wi-Fi e respectiva password?

Com esta app é isso que podemos fazer, e é extremamente útil. Podemos colocar o widget no fundo da lista de widgets, e sabemos que estará sempre ali acessível, seja para os momentos em que queremos ver o nome da rede ou partilhar a palavra chave do Wi-Fi (que podemos fazer com apenas um toque, enviando por Email, Mensagem, etc), ou no caso de quem troca muito entre redes Wi-Fi, verificar rapidamente qual a rede e a sua velocidade.

Para além do Widget, a própria app suporta o 3D Touch, para que ao forçar o toque sobre o ícone da Wi-Fi Widget, nos apareça de imediato a opção para partilhar a palavra chave do Wi-Fi. Tudo muito rápido e prático como se quer. A app está hoje gratuita na App Store, e é uma daquelas ferramentas que vale sempre a pena ter instalada no iPhone.


Wi-Fi Widget na App Store

Tamanho: 17.5 MB

terça-feira, 14 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Bit City

Da NimbleBit, criadores de grandes sucessos como o famoso Tiny Tower ou o mais desafiante Pocket Trains, chega-nos agora às mãos este Bit City, um jogo gratuito que nos põe a construir e evoluir uma cidade, estilo Sim City versão clicker.


Confesso que quando vi as primeiras apresentações deste jogo fiquei bastante ansioso para que fosse lançado logo. Um Sim City da NimbleBit parecia ser um verdadeiro sonho tornado realidade, e a julgar pelo aspecto geral do jogo, que maravilha, mais um título de grande qualidade deste estúdio fantástico.

Mas quando comecei a jogar percebi que o jogo está mais próximo de um Tiny Tower do que de um Sim City, apesar de alguns elementos comuns ao famoso jogo de construção de cidades. Este é portanto um clicker, um jogo onde temos de tocar em botões e objectos para fazer evoluir o jogo.

O objectivo de cada "nível" é construir e evoluir uma cidade até atingir um certo número de pessoas. Quando chegarmos lá podemos continuar a evoluir a cidade até ter tudo no máximo, ter todos os edíficios que gostamos de ver na cidade, ou simplesmente passar à próxima cidade, que terá de ser maior e com ainda mais pessoas.

Na vertente de simulação de cidades podemos comprar 3 tipos diferentes de construção, serviços, residências, ou negócios. Os edifícios que irão aparecer nessas áreas que vamos adquirindo são aleatórios, e basta tocar no botão de construir para evoluir uma determinada zona, onde aparecerá de imediato um novo edifício (novos prédios, vivendas, restaurantes, estádios de futebol, zonas verdes, etc, etc). Quando ficarmos contente com o aspecto de algum edifício, basta bloqueá-lo para que se mantenha para sempre na nossa cidade (não será substituído por outro diferente).

Também podemos adquirir carros no parque de estacionamento, que passarão de imediato a circular pelas ruas da cidade, e também um aeroporto, onde poderemos adquirir drones, helicópteros, aviões, que começarão também a sobrevoar a cidade. E aqui entra o aspecto "farming" do jogo, onde teremos que recolher as moedas disponibilizadas por estes veículos todos na cidade.

Como é costume em qualquer clicker, é possível de obter uma data de melhorias que nos darão ainda mais dinheiro por hora. Melhorias que podem ser obtidas na Câmara Municipal (rendas mais altas, bilhetes de estacionamento mais caros, etc), ou melhores condições de crédito e juros no banco da cidade.

Tenho de dizer que para um clicker, o jogo é estranhamento viciante, mas mais porque queremos esperar para ver aparecer aqueles edifícios que mais gostamos, que depois ficarão bloqueados para termos a cidade perfeita ao nosso gosto. A única coisa que temos de estar atentos ao nível das construções, é perceber qual o tipo de construção que está em demanda na cidade, correndo o risco de perder dinheiro se mandarmos construir algo que não interessa à população da cidade.

Vejam aqui em baixo o teaser do jogo, e se são fãs da NimbleBit, clickers, ou City Builders, então dêem uma oportunidade a este pequeno jogo gratuito, que pode vir a ser o vosso novo vício no iPhone.


Bit City na App Store

Tamanho: 206 MB



segunda-feira, 13 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

EXIF Viewer by Fluntro - View, Remove GPS Metadata

Para quem leva a fotografia a sério, a app e extensão EXIF Viewer by Fluntro - View, Remove GPS Metadata da Fluntro, que nos permite verificar as informações técnicas de uma foto assim como eliminar qualquer informação de uma foto para partilhar, está hoje grátis na App Store.


Com esta app ficamos num abrir e fechar de olhos a saber com que aparelho foi tirada uma foto, quais as condições em que foram tiradas, velocidade, abertura do obturador, ISO, orientação, resolução, data e hora, e até a localização onde foi tirada a foto, que para além das coordenadas de longitude e latitude, podemos ver de imediato no mapa qual foi esse local, assim como a orientação da câmara no momento em que tiravamos a foto (muito útil para alguns profissionais).

A app é bastante potente, e traz consigo imensas funcionalidades. Temos a possibilidade de visualizar as informações EXIF para qualquer foto, Live Photo ou vídeo, que esteja no rôlo de câmara, no iCloud ou mesmo no photostream. Com os álbuns inteligentes podemos visualizar facilmente aquelas capturas de ecrã que andavamos à procura ou aqueles vídeos em câmara lenta, etc.

Para além do modo de visualização em lista, onde podemos ver de imediato as informações mais importantes relativamente a uma imagem, é também possível activar o modo em grelha, que nos permite visualizar mais imagens de uma só vez. Para quem tem 3D Touch no seu iPhone, é só tocar com mais força no ecrã para visualizar mais informações sem abrir obrigatoriamente a imagem.

A app tem também uma extensão, que podemos activar directamente numa foto no rôlo de câmara, o que é extremamente útil, não sendo necessário abrir a app para ver as informações EXIF das fotos. Por exemplo, estamos no rôlo de câmara a visualizar uma foto, e apenas temos de tocar no botão de partilhar para aceder à sua extensão "View Exif", para se abrirem de imediato as informações pertinentes à imagem em questão.

Esta é uma ferramenta essencial para quem trabalha regularmente com fotografias num iPhone ou iPad, mas também bastante útil para qualquer outro utilizador que queira ver as suas fotos no mapa, a direcção para a qual estava virado nesse momento, e até para fazer zoom infinito a uma imagem até ao pixel, Também ficamos a saber o espaço ocupado por determinada imagem, a sua localização, e mais importante, a possibilidade de exportar a foto sem a informação EXIF, directamente da app ou da extensão, o que permite partilhar a imagem nas redes sociais sem o perigo de saberem a sua localização, nem quaisquer outros detalhes sensíveis que vêm normalmente guardados na imagem.


EXIF Viewer by Fluntro - View, Remove GPS Metadata na App Store

Tamanho: 27.8 MB

sexta-feira, 10 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Kingdom: New Lands

E eis que um jogo que ficou famoso pela sua versão em flash, depois de passar pelo PC e Mac e com as melhores reviews de sempre no Steam, nos chega finalmente às mãos no iPhone e iPad. Estou a falar do fantástico Kingdom: New Lands da Raw Fury, que acabou de se estrear ontem na App Store.


Se nunca ouviram falar de Kingdom, ponham aí uma horinha de lado e vão experimentar a versão original em flash aqui neste site. Cuidado que isto é altamente viciante, e quando derem por ela já se passaram várias horas da vossa vida. O mesmo se pode dizer do novo Kingdom: New Lands, a sequela do jogo original, que está ainda mais espectacular, tanto ao nível visual e de conteúdos, como na sua jogabilidade.


O que me chamou à atenção no jogo original foi o seu alto nível artístico, com uns gráficos pixelizados a desafiar tudo o que de bom se faz por aí no mundo dos jogos. Animações fluídas, fogo a arder, reflexos na água, estações em constante mudança, nuvens, sol, lua, etc. E quando aparecem os demónios, ficamos mesmo a pensar em filmes do estúdio Miyazaki, como a Princesa Mononoke.


As recomendações em todos os sites da especialidade são sempre as mesmas, quanto menos soubermos sobre o jogo melhor. Mas deixo aqui algumas palavrinhas sobre o mesmo. Como rei do nosso reino ainda por nascer, somos levados "pela mão" por um pequeno fantasma que nos diz para largar umas moedas no chão, e assim recrutamos os primeiros trabalhadores, que irão começar a construção do nosso reino.


Mais umas moedas e recrutamos arqueiros para nos defender da noite. Porque a noite é acompanhada da visita de uns demónios que nos querem roubar o ouro e destruir o reino. Há que construir muros de defesa, recrutar mais arqueiros, melhorar o castelo do reino, cultivar as terras, caçar animais, recolher o ouro, e depois quem sabe, se sobrevivermos, construir um barco, e com uns cavaleiros navegar para outras terras.

Vejam aqui em baixo a trailer do jogo que vos vai deixar com toda a certeza de boca aberta, e ponham de lado 9 euros que este jogo vale isso e muito mais. Este não é um port do jogo original no Steam, mas sim o jogo completo, com uma jogabilidade simples e incrível, e que vos vai deixar colados ao ecrã durante horas e horas, que nem vão dar pelo tempo passar. Muito cuidado com a lua vermelha! Ficam desde já avisados! ;)


Kingdom: New Lands na App Store

Tamanho: 169 MB




Kingdom: New Lands - Rating: 5