Confesso que demorei a pegar no jogo. Adorei os screenshots e vídeos quando o jogo foi lançado, e depois passou-me, e ficou esquecido até a Playdead lançar recentemente o jogo Inside, onde controlamos os destinos de um pequeno rapazinho.
Ao jogar a demo percebi que já tinha visto esta ideia antes, um jogo altamente negro e mórbido, depressivo até, com um rapazinho que ia morrendo das maneiras mais incríveis, ao mesmo tempo que se tinha de resolver puzzles. Dei um passo atrás na memória e lembrei-me deste Limbo, que fiz muito bem em instalar, finalmente!
Quando a banda sonora muda para algo mais dramático, e se ouve uma espécie de respiração potente, é quando vemos as perninhas da aranha a entrar em cena. Confiem em mim, com headphones, e no escuro, ver aquela aranha atravessar o ecrã, e espetar uma pata violentamente através do corpo do rapazinho, é qualquer coisa de aterrador.
O jogo é assustador às vezes, todo este mundo a preto e branco e cinzentos, escuro, chuvoso, deprimente, aperta-nos o peito, sufoca-nos. Mas temos aqui um jogo onde temos de ir resolvendo uma série de puzzles, para conseguir avançar na história. O problema é que para saber como se ultrapassa determinada cena no jogo, é preciso morrer violentamente, impalados numa armadilha para ursos. Ou afogados, ou esmagados por uma pedra gigante, ou morto por uns míudos malvados a brincar com dardos venenosos, ou comidos por uma aranha gigante, etc, etc.
Os controlos são perfeitos, e os joysticks não estão presentes no ecrã. Do lado esquerdo deslizamos com o dedo para fazer o míudo andar ou correr, e do lado direito podemos deslizar o dedo para cima para saltar, subir escadas, ou pressionar o ecrã para empurrar e arrastar objectos.
Não há quaisquer instruções, o míudo aparece de repente no meio da floresta, e apenas começamos a correr por ali fora, e começamos a descobrir este mundo terrível que não perdoa, onde tudo parece querer tirar-nos a vida. A aranha em particular, vai-nos fazer viver uma das situações mais arrepiantes que possam imaginar (pensem no Frodo no Senhor dos Anéis).
Incrível ao nível visual, incrível ao nível do áudio, e puzzles espectaculares para resolver, este é um jogo que vão querer jogar no vosso iPhone, mesmo que já tenha quase 4 anos em cima, é um daqueles obrigatórios de ter (e de mostrar aos amigos).
LIMBO na App Store
Tamanho: 130 MB
LIMBO - Apps do iPhone Rating: 4,5
Sem comentários :
Enviar um comentário