quinta-feira, 30 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Procreate Pocket

Se a Apple nos quer oferecer apps, quem somos nós para recusar? A app Procreate Pocket da Savage Interactive Pty Ltd, está a ser hoje oferecida através da app da Apple Store, e vai fazer as delícias de todos os fãs de desenho e não só.



A Procreate Pocket é uma app de desenho espectacular que esteve em destaque na App Store de 8 países em 2015, como escolha dos editores da Apple. Foi das primeiras a suportar o lápis da Apple no iPad Pro, e suporta na versão para iPhone do desenho com diferentes níveis de pressão (com um lápis ou com o dedo nos iPhones com 3D Touch).

Temos aqui imensas possibilidades para criar grandes obras de arte, com layers, 250 passos de UNDO, auto save em contínuo, variadíssimos pincéis e a possibilidade de descarregar e importar outras ferramentas e pincéis. Para quem gosta de partilhar as suas criações, a app permite a exportação de um vídeo em 1080p, que mostra todos os passos do desenho do artista.



Para aproveitar esta oferta da Apple é preciso ter instalada a app da Apple Store no iPhone, ir à secção "Conta" e alterar o país para "United States". Depois é só ir à secção "Featured accessories" ou mesmo às "Stores" que vamos encontrar lá a app para ser descarregada de forma completamente gratuita.

Não percam esta belíssima oportunidade, sejam ou não fãs de desenho, ou apenas gostem de desenhar sobre fotos. Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra um desenho fantástico a ser criado com a Procreate Pocket, para ficarem com uma noção das suas capacidades.


Procreate Pocket na App Store

Tamanho: 60 MB



quarta-feira, 29 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Fogos.pt

Sabiam que há um site para verificar onde há fogos activos em Portugal? Pois bem, agora temos também uma app para iPhone, a Fogos.pt de João Pina, que podem encontrar gratuita na App Store, e nos avisa inclusive quando aparece algum fogo novo no nosso distrito.



As informações dos fogos activos e aqueles que já foram encerrados podem ser consultados já há um ano através do site fogos.pt, mas agora também o podem fazer através desta nova app, que nos mostra um mapa com os vários locais onde estão ou estiveram fogos activos.

Na descrição da app podemos ver a legenda daquilo que se vê no ecrã (fogos em curso, em resolução, concluídos, etc), e ficamos a saber que as actualizações são feitas de 10 em 10 minutos, indo recolher os dados directamente à Protecção Civil.

Ao entrar na app é-nos pedido para nos registarmos com o nosso e-mail, o que é gratuito, e basta dar um salto à secção das notificações para activarmos aquilo que me parece o mais interessante desta Fogos.pt. Para cada distrito que nos interesse, é possível activar as notificações, para que sejamos avisados imediatamente mal ocorra um incêndio nas localidades escolhidas.

Infelizmente estamos na época dos incêndios, e como poderão desde já constatar ao instalar a app, o mapa de Portugal tem neste momento vários fogos activos, ou que terminaram há pouco. Seja porque moram numa zona de floresta, ou porque vão de férias para o interior, ter esta Fogos.pt com as notificações activadas para os distritos em questão, pode ser um autêntico salva vidas.


Fogos.pt na App Store

Tamanho: 8.9 MB

terça-feira, 28 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Lumiè

Para aquelas pessoas que gostam de aplicar alguma criatividade às suas fotos, temos hoje grátis na App Store esta Lumiè da Nostalgika LTDA - ME, uma app que nos permite adicionar efeitos bokeh às nossas imagens, e não só.



Primeiro de tudo, a app permite-nos tirar fotografias com os efeitos bokeh activos em tempo real, o que é muito interessante no momento em que estamos ainda a recolher ideias, a tirar fotos para experimentar diferentes soluções criativas.

Mas como app de edição de imagem que é, podemos importar qualquer fotografia do rôlo de câmara, e a partir daí começar a adicionar efeitos de luz e bokeh sobrepostos sobre a foto original. Temos os clássicos efeitos bokeh, onde temos desde estrelas a corações, passando por uma série imensa de categorias diferentes, e temos até efeitos néon que são uma delícia para todos aqueles que gostam de partilhar fotos nas redes sociais, Instagram, Snapchat, etc.

A app permite-nos alternar entre 2 a 3 opções diferentes de mistura do efeito com a imagem, sendo possível ajustar o nível de opacidade. Se quisermos adicionar mais efeitos em cima, é só tocar no botão "Mesclar Efeito" para continuar a adicionar filtros sobre filtros, sem qualquer limite.

Para além dos efeitos bokeh disponíveis estarem em alta resolução, é possível mover, rodar, e modificar o tamanho de muitos deles (como os efeitos de néon por exemplo), e temos aqui na app 121 efeitos para experimentar livremente.

Como inspiração é só espreitar a conta @lumieinspiration, dos criadores da app, que conta com inúmeras criações, que nos mostra aquilo que é possível fazer com os efeitos fantásticos desta Lumiè. Se a criatividade é o vosso nome do meio, então é aproveitar a promoção e agarrar esta app enquanto está gratuita na App Store.


Lumiè na App Store

Tamanho: 57.4 MB

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Assoluto Racing

Acabado de chegar à App Store pelas mãos de uma equipa indie de programadores, Assoluto Racing da Infinity Vector Ltd, é suposto ser o Gran Turismo dos dispositivos móveis, e pelo aspecto dele, parece ser mesmo esse o caso, e podem instalá-lo à vontade que é completamente gratuito.


Aviso desde já que não há aqui corridas contra outros carros, pois este jogo é mais virado para a simulação, e depois de alguns meses apenas disponível em alguns países, parece que a sensação de se estar a conduzir e a controlar verdadeiramente um carro real, é aquilo que se lê escrito por aqueles que o têm vindo a jogar.

Mas entrando pelos menus do jogo percebe-se a comparação com o Gran Turismo, pois temos os carros de marcas conhecidas para adquirir, temos a secção de tunning onde podemos afinar todos os aspectos possíveis e imaginários do carro, que muda por completo a sua condução, etc.


A competição é feita através do Game Center contra outros jogadores e amigos espalhados por esse mundo fora, comparando tempos e pontuações uns com os outros. Existem 3 métodos de controlo do carro, vários ângulos de câmara, controlo da qualidade para uma melhor performance em iPhones mais antigos (com a possibilidade de alternar entre 30 e 60 fps), e temos a língua portuguesa como opção.

Vejam aqui em baixo um vídeo com o jogo a correr, e se são fãs de simulação e carros de corridas, então é passar quanto antes pela App Store e instalar este Assoluto Racing, que é grátis (com a opção de se adquirir carros e upgrades através de compras in-app, claro).


Assoluto Racing na App Store

Tamanho: 102 MB



domingo, 26 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Zenge

É domingo, e temos um jogo grátis na App Store para todos os fãs de puzzles e quebra cabeças. Estou a falar de Zenge de Michal Pawlowski, um conceito mais avançado do clássico jogo onde temos de mover uma série de peças quadradas até obter a imagem completa.


Este Zenge é uma versão bem mais sofisticada de jogos estilo Tangram, que já falei aqui no Apps do iPhone diversas vezes. Os apreciadores de puzzles vão perceber logo à partida a comparação com os joguinhos clássicos onde tínhamos de mover peças quadradas, trabalhando sempre com uma casa vazia, para obter a imagem final completa.

Aqui a ideia e conceito é o mesmo, há que mover peças para as suas respectivas casas, para obter a imagem completa, que nos vai contando uma história, aquela de Eon, um pequeno viajante preso entre mundos paralelos.


Nos primeiros níveis temos apenas que mover as peças à vez, fazendo-o na ordem certa, ou aproveitando casas vazias para libertar o caminho e passagem de outras peças. Pois, as peças têm de seguir as linhas, que são os caminhos que podem percorrer, e como se estivessemos de facto perante um tabuleiro com peças reais, estas não podem embater umas nas outras.

A complexidade salta de repente para outros níveis, quando nos vão sendo apresentados outros conceitos e mecânicas para resolver os puzzles. Encontramos certos locais onde podemos colocar as peças, que nos permite rodá-las, inverter a sua posição no tabuleiro, etc.


Outra mecânica interessante é aquela que nos permite encostar uma peça noutra, passando as duas a ser uma só peça, e por aí fora até a um número grande de peças, todas juntas numa só, que será obrigatório para resolver muitos dos desafios que nos vão surgir pela frente.

O jogo está hoje grátis na App Store, não conta com qualquer publicidade nem compras in-app, e é um jogo altamente relaxante, pois não tem tempo nem pontuação, a banda sonora é super calminha e bonita, e os cenários pintados à mão são bem giros, e contam-nos a aventura de Eon, à medida que vamos ultrapassando os vários desafios.


Zenge na App Store

Tamanho: 140 MB

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Perchang

Por falar em jogos originais, acabou de se estrear hoje na App Store o jogo Perchang, primeiro título da companhia com o mesmo nome Perchang, que nos traz uma espécie de máquina de Rube Goldberg, onde teremos que controlar uma série de mecanismos em tempo real, para fazer com que esta funcione como deve ser, e transporte as esferas de metal até ao seu destino final.


Como podem desde já perceber pelas imagens, este jogo é bonito, com um visual 3D simples e atractivo ao olhar, e uma banda sonora muito interessante e relaxante a acompanhar. Jogar os 60 desafios que temos pela frente é que já não é tão fácil, mas lá chegaremos.

Só nos falta ouvir o famoso grito "woo hoo" do Lemmings, exactamente antes de começarem a cair as esferas de metal, que terão de atravessar os vários mecanismos de cada uma das máquinas, até chegarem à saída. É este o objectivo final, e também como no Lemmings, teremos de fazer chegar um determinado número de esferas à saída, antes que o tempo acabe.


E como é que controlamos o destino das esferas de metal? Se as deixarmos seguir o seu caminho, é quase certo que nenhuma chegará à saída, e por isso temos que ser nós a dar uso aos dois botões que se encontram em cada canto do ecrã, um vermelho e o outro azul, que activam partes da máquina que temos à nossa frente.

Carregando no botão azul activamos os mecanismos azuis, e no vermelho os mecanismos pintados a vermelho. E estes mecanismos tanto podem ser ventoínhas poderosas que fazem as esferas levantar voo, tapetes magnéticos, ímans que atraem as esferas, flippers de máquinas de pinball, portais de teletransporte e aparelhos de anti-gravidade, etc, etc.


Timing, reflexos e muita destreza é o que nos é pedido aqui, mas também a capacidade para resolver quebra cabeças, pois há um pequeno twist neste belíssimo jogo. Se tocarmos nos mecanismos coloridos presentes no ecrã, estes alternam de cor entre o azul e o vermelho, possibilitando novas estratégias para ultrapassar um nível. Isto porque começamos a ter cada vez mais mecanismos coloridos, e um botão activa todos de uma cor ao mesmo tempo, o que acaba por gerar conflitos entre eles.

Conseguir as medalhas de ouro é complicado a partir de um certo nível, pois temos de conseguir levar as esferas todas para a saída em tempo recorde. Mas, vão ver que a certa altura já só queremos concluir um nível antes que o tempo se acabe, o que já é uma grande satisfação. Muitos desafios irão necessitar de umas boas tentativas e prática até os conseguirmos ultrapassar.


Portanto, pensem bem nas cores a dar a cada um dos mecanismos envolvidos, porque essa é uma grande parte do desafio para resolver estes puzzles. O jogo pode ser um pouco pesado ao nível gráfico para alguns iPhones, mas é possível activar uma opção de baixa potência nas definições (que recomendo que activem se não quiserem derreter o vosso iPhone, e até para poupar bateria, alterando o frame rate de 60 fps para 30 fps).

O jogo foi lançado com a língua em Português, apesar de não haver muitos textos por aí além presentes no jogo, e está agora disponível na App Store por apenas 1,99€. Com 60 belíssimos puzzles em 3D para resolver, temos aqui um jogo que vai fazer as delícias dos fãs de puzzles e jogos que metem a física ao barulho. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo para ficarem maravilhados.


Perchang na App Store

Tamanho: 225 MB




Perchang - Rating: 4,5

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Tapt - put your rhythm to the test!

Por vezes lá surge um jogo com um conceito original que me obriga a falar dele aqui no blog. É este o caso com Tapt - put your rhythm to the test! de Stephen Coyle, um jogo gratuito que nos põe a adivinhar o ritmo de vários trechos musicais conhecidos do mundo do cinema e da música.



Em Tapt - put your rhythm to the test!, como o próprio nome indica, vamos testar ao máximo as nossas capacidades rítmicas, mas também o nosso conhecimento dos temas musicais mais conhecidos da história da música, cinema, TV, etc.

A ideia é muito simples, e foi isso que me cativou logo de imediato. Eu já sou um fã de jogos de ritmo estilo Guitar Hero e afins, mas este Tapt tem um conceito muito interessante. É-nos apresentada uma linha com vários blocos, uma espécie de partitura, que nos indica a quantidade de notas a serem tocadas para o tema que aparece com o seu título mencionado em cima.

Se não estivermos a imaginar à partida qual é o tema que temos de tocar, basta ir tocando no botão em baixo para fazer soar as notas, para ficarmos com uma ideia, e até para relembrar qual a música conhecida que temos de tocar.

O objectivo é tocar as notas no ritmo certo, com o ritmo original do tema em questão. Apenas temos de tocar no botão em baixo para se ouvirem as notas, saltando de bloco em bloco, até chegar ao fim. Se conseguirmos tocar todas as notas dentro do ritmo, ganhamos 1000 pontos, ou então ficamos abaixo dessa fasquia tão alta, e nos detalhes podemos consultar para cada bloco se tocamos adiantado ou atrasado, determinada nota.

A execução é simples, mas podemos sempre contar com um muito prático tutorial, que nos põe a tocar a universal música dos parabéns, para percebermos rapidamente a mecânica do jogo. Para iniciar o jogo apenas temos de escolher um dos pacotes de músicas disponíveis, que são Hits dos anos 2010, Filmes II, Vídeo Jogos, e Música Clássica.

Estão disponíveis outros pacotes de música por 0,99€, que serão obrigatórios para qualquer pessoa que fique fã deste pequeno jogo. De qualquer maneira, estão prometidas novas músicas gratuitas para as próximas actualizações do jogo, o que é muito bem vindo.

Acham-se capazes de acertar no ritmo da Marcha Imperial do filme da Guerra das Estrelas? E o tema principal do Tubarão? É um excelente desafio para quem aprecia jogos de ritmo, música em geral e bandas sonoras de filmes. Não deixem de experimentar este magnífico jogo indie, que vale bem a pena, nem que seja pela novidade, ou o relembrar destas musiquinhas intemporais.


Tapt - put your rhythm to the test! na App Store

Tamanho: 7.7 MB

terça-feira, 21 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

SkyLab Photo Editor

Dos criadores das espectaculares ferramentas de fotografia Reflect Mirror Camera e Circular, temos hoje grátis na App Store a fantástica SkyLab Photo Editor da BrainFeverMedia, que nos vai ajudar a adicionar céus deslumbrantes às nossas fotos.


Já todos passamos por aquele momento em que tiramos uma foto a uma paisagem fantástica, ou mesmo um belíssimo retrato de uma pessoa, mas o fundo ficou branco, demasiado claro, ou simplesmente um céu sem piada nenhuma, naquilo que poderia ser uma excelente fotografia.

É aqui que entra uma app como esta SkyLab Photo Editor, pois o seu criador é um grande fã de belíssimos céus, e cansou-se de "perder" fotos espectaculares porque lhe faltava um pequeno elemento diferenciador, seja um céu, um pôr do sol, a lua, o céu estrelado, uma árvore, ou mesmo pássaros a voar no horizonte.

São vários os elementos que podemos adicionar às nossas fotos, sendo a nossa imaginação o limite. E é muito simples trabalhar com esta app, basta adicionar uma foto do rôlo de câmara, escolher um céu com nuvens, por exemplo, ajustar a sua posição e o método de mistura com a imagem de fundo, assim como o brilho, a opacidade, etc, e já está.

A app suporta a edição por camadas (layers), por isso podemos adicionar quantas camadas quisermos, editá-las independentemente, com um céu, árvores, pássaros, trovoadas, tudo aquilo que nos apetecer, que transforme a nossa imagem naquilo que idealizamos na nossa mente.

No menu de abertura da app é possível aceder a uns tutoriais bem práticos e simples, que nos explicam como adicionar um céu com nuvens a uma estrada no deserto, adicionar uma árvore velha e um pássaro em contra luz numa paisagem ao pôr do sol, ou mesmo adicionar um céu estrelado numa fotografia noctura, entre outros.

O poder desta app é imenso, o que é algo a que já estamos habituados com as apps da BrainFeverMedia. Aproveitem a promoção, e instalem esta app já hoje, enquanto está gratuita na App Store.


SkyLab Photo Editor na App Store

Tamanho: 95.6 MB



segunda-feira, 20 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Hopscotch: Make games! Learn to code

Enquanto aguardamos que chegue a espectacular plataforma Swift Playgrounds da Apple, temos na App Store alternativas fantásticas para quem quer meter mãos à obra, e fazer os seus próprios jogos ou animações. É este o caso da Hopscotch: Make games! Learn to code. Coding made easy! Programming for everyone. da Hopscotch Technologies, uma app gratuita e intuitiva que nos permite programar com simples blocos.


Há jogos onde temos de "programar" para concluir os níveis com sucesso, como é o caso do belíssimo Human Resource Machine ou o Cargo-Bot para iPad, mas aqui em Hopscotch teremos que programar para criar o jogo, e só depois jogá-lo.

Ok, isto não é bem verdade, porque mal entramos na app, percebemos que podemos simplesmente avançar para os vários projectos de jogos que existem na plataforma, e começar a jogar sem demoras. O que é interessante nisto, é que podemos escolher um qualquer jogo, abri-lo, ver os seus blocos de programação (o seu código), para copiar ou adaptá-lo à nossa ideia de jogo.

A plataforma é bastante simples, mas pode elevar-se a um nível de complexidade bem alto, se assim o quisermos. Os blocos a inserir no projectos passam por acções (como "ao iniciar o jogo fazer isto", ou "repetir para sempre"), objectos (figuras geométricas e outros), e todo o tipo de comandos adaptados para jogar com um iPhone ("tocar no ecrã para fazer saltar objecto", "incrementar um número", "rodar objecto x graus", "mover objecto x pixeis", etc).

Para além de podermos ver o que está por detrás dos variadíssimos jogos e animações que existem na plataforma, é possível ir ao fórum dedicado para ver as ideias de outros utilizadores, ou espreitar o canal de vídeo da Hopscotch no YouTube (basta seguir o link do vídeo em baixo), que tem vídeos que ensinam a fazer o primeiro jogo.

Como não podia deixar de ser, se tivermos completado um projecto com um jogo que nos agrade, e achemos que deve ser partilhado, é possível fazê-lo directamente na app, ficando assim disponível para a comunidade. Toda a gente pode jogar o jogo e ver o seu código para que possam melhorá-lo, construir sobre ele para uma nova ideia de jogo, etc, etc.

Sejam para adultos, ou jovens que estejam a dar os primeiros passos nestas coisas da programação, este Hopscotch é uma ferramenta fantástica que não deixará ninguém indiferente. Ficamos à espera do Swift Playgrounds, onde poderemos de facto aprender uma linguagem de programação enquanto jogamos.


Hopscotch: Make games! Learn to code na App Store

Tamanho: 77.4 MB



sexta-feira, 17 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Inkboard

Estão a imaginar aqueles momentos em que queremos desenhar ou escrever algo sobre uma foto antes de a enviar, mas falta-nos a ferramenta exacta no nosso iPhone? Se ainda não conheciam, escusam de procurar outras apps, que esta Inkboard da Doodle.ly, Inc., é uma app gratuita capaz de fazer isso tudo e muito mais.



Os utilizadores da app de Email nativa do iPhone sabem que se importarem uma imagem para o corpo do email, é possível escrever sobre essa foto. Esta é uma ferramenta muito útil, mas é apenas válida para o email que vamos enviar, e não para partilhar essa foto nas redes sociais, por iMessage, etc.

É aqui que entra a fantástica Inkboard, uma app que nos permite pintar e desenhar livremente sobre qualquer imagem, ou mesmo usar uma folha em branco para libertar o artista que há em cada um de nós.

Podemos abrir a app, onde temos a opção de tirar uma foto, carregar uma foto do rôlo de câmara, ou começar um desenho numa folha em branco. Temos disponíveis uma série de lápis, pincéis, lápis de giz, canetas de feltro e borracha, com uma gama de cores específica a cada um deles, sendo possível misturar cores para obter uma nova cor.

Os marcadores são especialmente úteis pelo seu nível de transparência, que nos permite sublinhar bocados de texto com uma cor, sem que esse mesmo texto deixe de ficar visível. Se tiverem algum documento para partilhar com anotações vossas, esta ferramenta pode ser particularmente interessante.

Mas esta app ganha outra dimensão quando percebemos que podemos aceder às suas ferramentas de desenho e pintura directamente do rôlo de câmara. Para isso basta editar uma qualquer foto, e tocar nos pontinhos do lado direito em baixo, para aceder às ferramentas espectaculares da Inkboard (sem ser necessário abrir a app directamente).

A integração da Inkboard vai ainda mais longe, com um teclado acessível nas definições de teclados do iPhone, que depois de activado pode ser usado em qualquer app de mensagens (iMessage, Facebook Messenger, WhatsApp, etc), para enviar desenhos e palavras escritas à mão.

Esta app Inkboard pode ser encontrada de forma gratuita na App Store, e é uma daquelas ferramentas especialmente úteis de ter instalada num iPhone. Ah, e não se esqueçam que podem a qualquer momento fazer zoom com dois dedos, para desenhar com maior detalhe.


Inkboard na App Store

Tamanho: 13 MB

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

AZZL

Resolver aqueles puzzles de 1000 peças ou mais é um belíssimo desafio e um exercício de grande paciência, mas não é esse o caso deste AZZL de Jutiful, um jogo que está hoje grátis na App Store, que nos põe a resolver simples puzzles animados, especialmente direccionado para crianças, e coff coff, adultos.


O design e animações deste jogo são uma delícia, e que vão deixar encantadas todas as crianças que peguem neste AZZL no iPhone. A música sempre animada, assim como os personagens sempre a dançar impõem um ritmo espectacular ao jogo.

A ideia é mesmo resolver puzzles da maneira clássica, ou seja, orientar as peças de maneira a formar correctamente uma imagem completa. O problema, e é aqui que se marca a diferença, é que as peças que temos de mover compõem uma imagem animada, um pequeno vídeo em loop, tornando a nossa tarefa um bocadinho mais complicada.


Mas como o jogo é mais orientado para crianças do que adultos (mais uma vez, coff coff, que duvido que haja um adulto que não queira jogar este jogo), não são muitas as peças a orientar, e com alguma tentativa e erro tudo se resolve.

Para mover as peças, basta tocar nelas e arrastá-las para outra posição, de maneira a que se consiga formar a imagem completa. Em alguns puzzles basta tocar nas peças para elas rodarem sobre si mesmas, de maneira a conseguir endireitar a animação em loop constante.

Estas animações quando são corrigidas, e obtemos a imagem final com sucesso, são seguidas de uma espécie de conclusão à animação, muitas vezes acompanhada de um zoom out, e um twist final, que muitas vezes não estavamos à espera.

O jogo está temporariamente gratuito na App Store, é extremamente divertido para crianças, e os seus muito puzzles, apesar de gozarem de alguma simplicidade, são divertimento garantido também para qualquer adulto. Confiem em mim. ;)


AZZL na App Store

Tamanho: 464 MB



terça-feira, 14 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

CovertCam

Utilizar a câmara do iPhone sem sermos detectados é algo que pode ser muito útil quando estamos com alguém que é tímido demais para máquinas fotográficas ou não aprecia selfies. É aqui que entra esta CovertCam de Adrian Moorhouse, uma câmara fotográfica camuflada que está hoje grátis na App Store.



Há uns tempos atrás mencionei aqui a Shy Selfie, e esta CovertCam funciona de maneira muito idêntica. Com o ecrã do iPhone completamente preto, ou a mostrar uma imagem com os ícones das apps do iPhone (que faz parecer estarmos no home screen), basta tocar no ecrã para tirar fotos ou filmar, usando qualquer uma das câmaras, frontal ou traseira.

Imaginem que estão com a vossa cara metade, e querem fazer um vídeo com ela, ou mesmo tirar aquela foto especial, mas querem apanhá-la desprevenida, e abrir a câmara do iPhone é algo impossível de fazer.

É só abrir esta CovertCam, que estará já com o ecrã a preto, ou com qualquer outra imagem que preferirmos (aquelas a simular o home screen são perfeitas), e tocando uma vez no ecrã é tirada uma foto, se tocarmos duas vezes no ecrã começa a filmar.

A app funciona completamente à base de gestos, por isso ficando a tocar com o dedo no ecrã durante alguns segundos, permite-nos entrar nas definições da app, onde podemos escolher qual a imagem a usar como fundo (já vem com uma imagem de home screen por defeito), e até escolher qual a área onde queremos mostrar a imagem a da câmara do iPhone (bastando desenhar um pequeno rectângulo com o dedo sobre o ecrã).

Deslizar com o dedo para os lados alterna entre a câmara frontal e traseira, e passar o dedo para cima ou para baixo, activa e desactiva a janela que nos mostra a imagem da câmara, que deve apenas ser usada para termos a certeza que estamos a apontar para o local certo.

A app está hoje grátis na App Store, e conta com 2 compras in-app, para aqueles que quiserem activar o modo de agitar o iPhone para tirar fotos passados uns segundos, ou o modo de Burst, que tira fotos intervaladas sem parar.


CovertCam na App Store

Tamanho: 1.3 MB

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Formulas - Efeitos de laboratório de fotos e molduras personalizadas

Se são fãs da arte de transformar por completo as vossas fotos, com todo o tipo de filtros e efeitos, usando layers e várias simulações de filme, então é aproveitar já hoje e instalar esta Formulas - Efeitos de laboratório de fotos e molduras personalizadas de Samer Azzam, enquanto está em promoção, grátis na App Store.



O criador da app, Samer Azzam, não é nenhum estranho nestas lides, tendo passado por aqui pelo blog mais de meia dúzia de apps de fotografia, todas de grande qualidade, e basta ver que quase todas elas continuam nos top 100 e top 200 da App Store, mesmo passados alguns anos.

Esta Formulas é mais virada para quem quer alterar o look das suas fotos de acordo com uma cena em particular, seja de retrato, cenário de rua, paisagem, etc, pois tem uma série de filtros já previamente afinados que não deixam grande margem para afinação, a não ser no ajuste da sua intensidade. Estes filtros são apresentados com nomes que invocam emoções e estados de espírito, perfeitamente adequados para a transformação a que se propõem fazer.

As dezenas de filtros e molduras aqui presentes na app são uma parceria com o fotógrafo Dirk Wuestenhagen, que são baseados nos seus trabalhos fotográficos reais, e que são apresentados aqui como fórmulas, como se estivessemos de facto num laboratório a aplicar diversos químicos e tempos sobre as películas fotográficas.

É possível adicionar os filtros preferidos a uma lista de favoritos facilmente acessível no botão com o frasco de vidro, e temos ainda uma varinha mágica, que ao ser activada analisa automaticamente os níveis de cor e de tom de uma imagem e faz os ajustes de acordo com a cena apresentada, melhorando de imediato a foto.

Também podemos estar a visualizar fotos no rôlo de câmara e ao entrarmos no modo de edição de fotos da app de fotografias do iPhone, acedermos directamente aos filtros da Formulas sem termos de abrir a app para este efeito.

Esta é uma app bem específica, para aplicar filtros bem definidos de uma forma rápida e prátiva, e serve como rampa de lançamento para as outras apps de edição mais avançadas que Samer Azzam tem disponíveis na App Store.


Formulas - Efeitos de laboratório na App Store

Tamanho: 263 MB

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Springs Football

Tenho saudades de alguns jogos que me passaram pelas mãos na minha infância, como por exemplo o fantástico Subbuteo, onde o futebol de tabuleiro ganhava outra dimensão, mas sem esquecer outros clássicos que deram agora origem a este Springs Football de Zdravko Nikolovski, uma imitação exacta do jogo de futebol de tabuleiro com molas, que podem encontrar grátis na App Store.



Este jogo tinha o campo de futebol com os jogadores distribuídos de forma igual pelo campo, colocados sobre uma mola, o que nos permitia movê-los com o dedo, e serviam como uma espécie de catapulta para lançar a bola para a frente. A bola parava perto dos jogadores por causa da zona côncava onde estes se encontravam. O guarda redes era controlado com uma pequena alavanca por detrás da baliza.

E este Springs Football é uma cópia fiel e exacta do jogo de tabuleiro, e está muito bem executado, tanto ao nível gráfico e de animações, como de jogabilidade. Tocando com o dedo em qualquer lugar do lado do nosso campo, controlamos o movimento do jogador que tem a bola (se for da nossa equipa claro), e se por acaso a bola estiver nos pés da equipa oponente, passamos a controlar o movimento do guarda redes.

É futebol, por isso há que marcar golos, há que fazer uma boa pontaria para avançar com a bola de jogador em jogador, até chegar lá à frente da baliza para disparar um tiro com toda a força em direcção às redes.

Temos aqui vários modos para um só jogador, com "Kick Off", e campeonatos com jogos para a taça e liga (e um modo de desafios que está para sair em breve). O modo multijogador tanto pode ser online, se encontrarmos alguém com quem jogar, ou maravilha das maravilhas, jogar no mesmo iPhone ou iPad, contra um amigo, cada um do seu lado do campo.

Mas não é só de pontaria que precisamos neste jogo, pois temos um tempo limite para jogarmos, senão a bola passa para a equipa adversária. De qualquer maneira, fica o conselho, deixem a bola parar, para conseguirem dar um chuto mais certeiro na mesma. Com a prática começarão a passar a bola bem rápido entre os jogadores, para um maior gozo.

O jogo é compatível com iPhone e iPad (onde é ainda mais divertido por causa do tamanho do ecrã, especialmente para dois jogadores frente a frente), está gratuito na App Store (aparece publicidade entre jogos), conta com quase todas as equipas europeias e mundiais, diversos campos de futebol para escolher, e é a companhia ideal para nos entreter enquanto aguardamos pelos jogos do Euro 2016.


Springs Football na App Store

Tamanho: 68.9 MB

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Auxy

Já tinha mencionado aqui algumas apps para fazer música num iPhone (como a Figure por exemplo), mas é muito bom ver outras a aparecerem, como é o caso desta Auxy, que prima pela sua simplicidade, mas também pela sua complexidade se forem daquelas pessoas que querem criar algo bem mais avançado.



Esta app esteve em destaque na App Store em Janeiro deste ano de 2016, e é bem merecido, que temos aqui software de qualidade, e samples igualmente de grande qualidade, prontinhos para usar e fazer música.

O esquema de criação de música nesta Auxy é bem simples, e baseia-se sempre numas grelhas com vários rectângulos, onde no interface principal temos 4 colunas distintas, onde podemos activar 4 pistas distintas, uma para a batida, e as restantes para tudo o que nos apetecer. Activando um rectângulo numa coluna, desactiva automaticamente outra pista que esteja a tocar nessa mesma coluna.

Estas pistas podem ser criadas e editadas independentemente, dando-nos a possibilidade de criar uma música com a duração e complexidade que muito bem entendermos. No modo de edição voltamos a ter uma grelha com rectângulos à nossa frente, mas desta vez para colocar as notas que queremos ouvir quando temos o sample a tocar.

Temos vários sons disponíveis na app, para cada uma das colunas, onde é suposto serem diferentes instrumentos, ou algo desse género. É possível ajustar o som e efeitos de cada um destes sons, assim como os níveis das pistas quando está a tocar.

Temos um gravador como é óbvio, para gravar a música enquanto estamos a tocar em tempo real, activando as pistas que nos interessa a cada momento, sendo a criação da música um processo feito na hora, que vem da alma e inspiração de cada pessoa.

Estas músicas podem ser exportadas via Wave ou mesmo Midi. Se tivermos amigos com quem fazer uma jam, é possível activar um modo Link que nos põe a todos sincronizados para tocar uns com os outros ao mesmo tempo (via WiFi).

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação desta fantástica app, e aproveitem para a instalar já hoje no vosso iPhone enquanto está em promoção, gratuita na App Store.


Auxy na App Store

Tamanho: 18.3 MB



terça-feira, 7 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Cheatsheet — Quick Notes Keyboard and Today Widget

Ter pequenas notas à mão quando precisamos delas é algo que me parece obrigatório de estar disponível num iPhone. É por isso que a gratuita Cheatsheet — Quick Notes Keyboard and Today Widget de Christopher Adam Overholtzer, se torna numa app essencial, com as suas notas a aparecerem directamente num widget na central de notificações do iPhone, e até nas complicações e glances do Apple Watch.


Com esta app podemos criar rapidamente uma nota, seja uma password, uma morada, um número de telefone, ou qualquer outra coisa que precisaremos de lembrar em breve, bastando tocar no "+" no widget da central de notificações.

Quando precisarmos de ver o pequeno texto que adicionamos à Cheatsheet, basta puxar para baixo a central de notificações, e dar uma espreitadela no widget da app, para ver de uma forma bem prática e rápida aquilo que guardamos previamente. O texto vem até acompanhado de um ícone específico se assim o desejarmos, e é possível visualizar até 16 notas diferentes no widget (1 coluna, 2 colunas, como preferirmos).


Para quem tem um Apple Watch, a app ganha uma dimensão extra espectacular, sendo possível visualizar a primeira nota numa complicação do relógio, ou visualizar uma série delas num glance, ou directamente na Cheatsheet que temos instalada no Apple Watch.

E não se fica por aqui, pois é possível adicionar novas notas, bastando para isso usar o microfone, onde ditamos aquilo que queremos que apareça na nota, adicionando ainda um ícone para que seja mais facilmente identificável.

A Cheatsheet traz ainda um teclado específico da app, que nos põe até 50 notas directamente nos dedos, acessíveis em qualquer app do iPhone, onde podemos usar como muito bem nos apetecer. Imaginem que enviam várias vezes ao dia o mesmo tipo de informação, seja por Email ou Mensagem, bastando para isso saltar para o teclado da Cheatsheet, tocar na tecla com o texto respectivo, que será imediatamente inserido.

Esta é uma app muito prática, que nos traz um 3 em 1, que vai fazer muito pela produtividade de algumas pessoas. Mas só o facto de podermos ter pequenos pedaços de texto disponíveis num widget na central de notificações, já vale bem a pena.


Cheatsheet — Quick Notes Keyboard and Today Widget na App Store

Tamanho: 12.6 MB