sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Lumino City

Premiado e muito aclamado pela crítica, o jogo Lumino City da State of Play Games, que era aguardado já há muito tempo, chegou ontem finalmente aos nossos iPhones e iPads, e é um daqueles jogos lindíssimos e espectaculares que não podemos deixar passar ao lado.


O jogo começa com o avô de Lumi, a nossa heroína, a ser raptado. Cabe-nos a nós entrar na cidade de papel e ajudar Lumi a explorar todos os cantos da cidade, conversar com todos os seus habitantes, e resolver uma série de puzzles, até descobrir o mistério do desaparecimento do seu avô.

Estamos perante uma aventura point-and-click, bastando tocar num lugar para mover Lumi para esse ponto no ecrã. Não somos completamente livres neste aspecto, pois há pontos específicos onde teremos que tocar para ela se mover para lá. Tocar em objectos permite-nos activá-los, e tocar nas pessoas faz com que se inicie uma conversa, muitas vezes necessária para poder avançar na história e nas coisas que podemos fazer.


Pelo caminho aparecerão inúmeros puzzles e quebra cabeças para resolver, uns bastante intuitivos, outros um pouco mais complicados, mas com toda a certeza, cada um mais original que o anterior. Já se imaginaram a tentar acertar na cor das lâmpadas de uma sala escura para poder revelar uma fotografia? E se as etiquetas dos líquidos estiverem todas trocadas, como vamos saber qual o líquido usar para revelar, e em qual ordem?


Mas o que impressiona de facto neste jogo é a sua originalidade ao nível dos cenários, pois todo o jogo foi criado em tamanho real, todo construído em papel, e depois filmado para figurar no jogo. Parece um jogo em 3D, mas não, todos os lugares por onde passamos com Lumi são de facto reais, assim como todos os objectos em movimento e mecanismos que vemos em funcionamento.


Como se pode ver nas imagens aqui em cima, toda esta cidade existe de facto, e como foi tudo fotografado para o jogo, é uma delícia poder tocar em diferentes partes do ecrã, e ver a imagem a focar no primeiro plano ou no fundo, mostrando-nos diferentes profundidade de campo, como se estivessemos com uma máquina fotográfica na mão.

Temos aqui uma aventura para nos ocupar entre 8 a 10 horas, dependendo da capacidade de cada um para resolver os quebra cabeças e puzzles que vão aparecendo no caminho. De qualquer maneira, Lumi traz sempre no bolso o manual das reparações e invenções do seu avô, que explica como funcionam a maioria dos puzzles (uma espécie de soluções para quem ficar encravado).

Vejam aqui em baixo o espectacular vídeo oficial de apresentação do jogo, e deliciem-se com todo este visual incrível. Compatível com iPhone e iPad, digo-vos que o jogo porta-se muito bem num iPhone 6, mas imagino que deve ser ainda melhor num iPad.


Lumino City na App Store (Brasil)

Lumino City na App Store (Portugal)

Tamanho: 1.96 GB




Lumino City - Rating: 5

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Block Fortress

Uma mistura entre Minecraft, um bom jogo de Tower Defense, e um First Person ShooterBlock Fortress da Foursaken Media, é um jogo que parece um sonho para os fãs destes três géneros, e está hoje gratuito na App Store.


Para quem gosta de construir mundos, ao estilo de Minecraft ou o fantástico Blockheads, tem em Block Fortress uma belíssima sandbox para construir à vontade as cidades que bem entender. Mas o jogo, para além de ter modos para todos gostos, é também um belíssimo jogo de estratégia e de acção.

Ao ser colocados no mundo, começamos por estabelecer a nossa base, a qual temos que defender a todo o custo, porque se esta for destruída perdemos o jogo. Depois criamos uma mina para procurar ouro, essencial para adquirir mais blocos de construção, armas, etc, e começamos a construir a nossa fortaleza de defesa, com muros e plataformas altíssimas.


Na construção da nossa cidade já há muita estratégia envolvida, mas se pensarem que estamos também perante um jogo de Tower Defense, já sabem que há torres de defesa para colocar, e estas têm de ser dispostas da melhor maneira possível para não permitir que o inimigo destrua a nossa base.

Quando estivermos satisfeitos com a localização da nossa base, os muros e defesas colocadas no terreno, escolhemos as armas para o nosso herói construtor, e damos início à batalha. De repente somos atirados para o terreno, agora sem os nossos poderes de deus que nos permitia voar à vontade sobre o cenário, e não passamos de mais um guerreiro, que como num qualquer jogo First Person Shooter, avançamos sobre o inimigo disparando sobre ele.


Acho que dentro do género de construção estamos perante um bom jogo, e a pensar no Tower Defense, não estamos nada mal servidos, sendo muito importante a estratégia de colocação das torres e os muros de defesa e demais armadilhas. Como First Person Shooter, estamos perante um jogo com uns bons controlos, contando ainda com a ajuda de pequenos robôs que tanto atacam o inimigo, como coleccionam ouro e minerais.

Com vários modos de jogo, podemos escolher modos em que apenas combatemos bots, ou modos em que avançamos para jogos multi jogador, cooperativo ou não, assim como autênticos modos livres onde podemos apenas construir sem quaisquer limites, nem ataques de ninguém. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e instalem este Block Fortress já hoje enquanto está grátis na App Store.


Block Fortress na App Store (Brasil)

Block Fortress na App Store (Portugal)

Tamanho: 180 MB



quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sleep Cycle alarm clock

Apps que analisam o sono e alarmes inteligentes para um acordar mais relaxado e suave tem sido um tema recorrente aqui no Apps do iPhone. Portanto, não podia deixar de referir esta Sleep Cycle alarm clock da Northcube AB, uma app que está no topo da App Store de vários países, e está hoje gratuita.



Esta é uma daquelas apps onde podemos programar o despertador para uma hora, cientes que nos 30 minutos antes da hora certa, a app tentará perceber através do sensor de movimento, se estamos numa fase mais leve do sono, para nos despertar numa altura em que estamos mais relaxados, evitando aquele efeito de zombie em que estamos tão ensonados, que nem conseguimos abrir os olhos nem racciocinar direito durante uns minutos.

Para além disso, permite-nos observar num gráfico como correu o nosso sono durante a noite. Se nos mexemos muito, se tivemos um sono muito ou pouco irrequieto, e se passamos por várias fases de sono profundo, essenciais para um descanso como deve ser.

Os alarmes em si podem ser qualquer uma das 15 melodias que vêm incluídas com a app, ou uma qualquer música favorita que tenhamos já guardada no iPhone. Snooze, para aqueles casos mais complicados, também está presente, bastando dar uns toques no iPhone, ou mesmo levantá-lo para que nos deixe descansar mais uns minutinhos.

O tempo dos 30 minutos antes da hora certa pode ser extendido até 90 minutos, e a app conta até com uma melodia que nos ajuda a adormecer, desligando-se automaticamente quando percebe pelo movimento do nosso corpo que já estamos a dormir.

A app liga-se com o Health Kit do iPhone, permitindo guardar as horas que dormimos, e até o nosso ritmo cardíaco no momento em que acordamos. Para quem tiver lâmpadas Philips HUE, a Sleep Cycle alarm clock pode controlá-las directamente, aumentando a luz do quarto lentamente para nos proporcionar um acordar natural.

Para aqueles que têm dificuldade a acordar de manhã, ou que gostariam de acordar com uma melhor disposição, esta app é mesmo uma daquelas que devem experimentar. Nem que seja para analisar a qualidade do sono, só por isso já é uma mais valia, ainda para mais estando hoje grátis na App Store.

Actualização: Para quem tem um Apple Watch, é possível acordar com pequenos toques no pulso, o alarme ideal para não acordar o nosso companheiro de cama. E para aqueles que ressonam, o relógio dá agora pequenos toques sempre que é detectado que a pessoa está a ressonar, fazendo com que esta se vire para o outro lado, e que pare de ressonar, como é habitual acontecer quando alguém nos dá um toque ou faça um barulho (algumas destas funcionalidades requerem uma compra in-app).


Sleep Cycle alarm clock na App Store (Brasil)

Sleep Cycle alarm clock na App Store (Portugal)

Tamanho: 41.6 MB

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sometimes You Die

Nos jogos de plataformas acabamos por morrer uma e outra vez, e só os melhores é que conseguem passar todos os níveis sem perder uma única vida. Mas em Sometimes You Die de Philipp Stollenmayer, um jogo que temos hoje grátis na App Store, temos mesmo de morrer se quisermos ultrapassar todos os desafios.



Não se deixem enganar pelas imagens, este não é de todo, aquele jogo clássico de plataformas que estamos habituados a encontrar na App Store. Sim, temos um pequeno bonequinho quadrado, duas setas para o fazer mover para a esquerda e direita, e tocar no ecrã faz com que este salte, mas a partir daí a mecânica é um pouco diferente do normal.

À primeira vista faz-me lembrar o absolutamente brilhante Thomas Was Alone (nunca jogaram? que se passa com vocês?), mas é uma semelhança mais visual que outra coisa. Eu dizia que convinha morrer? Pois claro, porque irão surgir situações impossíveis, como por exemplo um poço muito largo carregado de picos, e a única maneira de o ultrapassar é morrer.

Morrer é necessário, pois a carcaça, o bloco inanimado de uma outra vida, fica no lugar onde pereceu, possibilitando-nos saltar por cima dele numa próxima tentativa. Esta mecânica será usada várias vezes ao longo dos mais de 80 níveis, transformando-se num belo quebra cabeças para nós, ter de descortinar como ultrapassar estes desafios invisíveis.

O jogo é um pouco filosófico, com várias frases escritas nas paredes, e uma mensagem dita por uma voz robótica no início de cada nível. Estas mensagens levam-nos a explorar o conceito de jogo, de jogador, aquilo que nos leva a jogar, etc, etc.

Com um visual muito interessante, acompanhado de umas lâmpadas que iluminam de forma fantástica todas as salas, acompanhadas de uma física impecável (que dá para observar sempre que embatemos nessas lâmpadas), temos aqui um jogo que se acaba rápido, mas que não podemos deixar de jogar, pela sua inovação e desafio.


Sometimes You Die na App Store (Brasil)

Sometimes You Die na App Store (Portugal)

Tamanho: 23 MB



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

NewsGIF: The World In GIFs

Apps para ler as notícias do mundo há muitas, mas se andam à procura de algo mais rápido e compacto, e até com algum humor à mistura, então têm de experimentar esta NewsGIF: The World In GIFs da Stagename Inc., uma app que nos mostra as notícias através de GIFs, que podem encontrar gratuita na App Store.



Ao abrirmos a app, é um pouco como ligar a televisão no canal de notícias. Aparece-nos o título de uma notícia, acompanhada de um GIF animado, que normalmente está directamente relacionado com o assunto, e por vezes pode ser apenas uma piada, o que é uma das mais valias desta app.

De seguida, como se estivessemos a fazer zapping numa televisão, dá-se uma pequena interferência no ecrã, e saltamos para o próximo GIF, próxima notícia. E é assim, até acabar de mostrar as últimas notícias do dia.

A qualquer momento podemos seleccionar uma notícia, tanto para a partilhar no Facebook Messenger, Instagram, Twitter, ou de tantas outras maneiras, e até para aceder à notícia completa, acedendo às fontes originais da notícia em questão.

A app é muito bem humorada, e não são raras as vezes que esboçamos um sorriso, ou soltamos uma gargalhada bem sonora, ao ver uma notícia acompanhada de um GIF certeiro e cómico. As notícias nunca se esgotam, e basta deslizar pelo ecrã abaixo para acompanhar outros tópicos famosos, ou mesmo pesquisar por outro qualquer tópico que nos apeteça.

Mas a NewsGIF é muito mais que isto, porque o bom humor da app também vem muito da sua comunidade de utilizadores, pois qualquer um se pode registar (ou fazer login com o Twitter), e participar na associação de GIFs às notícias, e votar nos melhores GIFs seleccionados por outros utilizadores, ou seja, aqueles que achamos mais adequado à notícia que estamos a ver.

Se quiserem ver o tipo de notícias e GIFs que podemos ver na app, basta aceder ao site, que está lá tudo a acontecer em tempo real. A NewsGIF: The World in GIFs pode ser encontrada grátis na App Store, e é com toda a certeza uma maneira bem divertida de acompanhar aquilo que se passa no mundo.


NewsGIF: The World In GIFs na App Store (Brasil)

NewsGIF: The World In GIFs na App Store (Portugal)

Tamanho: 11.2 MB

sábado, 24 de outubro de 2015

PepFeed

Quando nos deparamos com aquele gadget espectacular que queremos comprar, ficamos muitas vezes na dúvida se haverá um preço mais barato noutra loja qualquer. É aqui que entra a PepFeed, uma app gratuita que servirá de assistente para nos dizer qual o melhor sítio para comprar um produto, e com muita informação útil a acompanhar, como críticas, análises, e até vídeos de apresentação do produto.


A app abre-se sempre numa página inicial que nos mostra de imediato uma série de produtos que são aqueles mais procurados no momento por várias pessoas. Mas é muito fácil procurar um produto, bastando por exemplo tirar uma foto à etiqueta do produto (ao seu nome, e mesmo ao produto), ou então pesquisar pelo seu nome, para encontrá-lo de imediato na base de dados da PepFeed.

De seguida aparece-nos uma página com o produto que escolhemos, o melhor preço encontrado e qual a loja onde este está a ser vendido por esse preço, e uma lista com uma série de análises e críticas, apontando para vários sites conhecidos, e até vídeos de demonstração do mesmo.

Ao criar uma conta gratuita na PepFeed, passamos a poder adicionar produtos à nossa lista de favoritos, para que seja fácil acompanhar as mudanças de preço daqueles que estamos interessados em comprar brevemente. A app tem notificações para nos avisar de mudanças de preço, e se por acaso encontrarmos algum negócio que nos interesse online na app, seremos levados para a respectiva loja do site para efectuar a compra de imediato.

A PepFeed é uma startup portuguesa que iniciou os seus serviços de assistência na web, com uma extensão para o Chrome e para o Firefox, mas que nos traz agora o poder destas pesquisas do melhor preço para a palma da mão, no nosso iPhone. Com mais de 10.000 produtos tecnológicos na sua base de dados, será possível encontrar quase tudo que nos interesse comparar, seja o preço, seja a qualidade do produto, baseada nas diversas análises que são feitas nos sites da especialidade.


PepFeed na App Store (Brasil)

PepFeed na App Store (Portugal)

Tamanho: 12.7 MB



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Assembly - Graphic design for everyone

Já passaram por aqui muitas apps de fotografia e pintura, mas há sempre espaço para a Assembly - Graphic design for everyone da Pixite LLC, uma app que nos permite criar belíssimos trabalhos gráficos usando centenas de formas, que podem ser completamente modificadas a nosso bel-prazer.



Seja para cirar um logo, uma capa para um trabalho, ou mesmo um desenho, esta Assembly tem muito espaço para se trabalhar. Com mais de 180 formas para usar, as quais podem ser redimensionadas à nossa vontade, rodadas, invertidas, agrupadas umas com as outras, alterar a sua cor, sombra, etc, os designers gráficos vão adorar as capacidades desta app.

Para além de podermos criar sobre uma tela em branco (ou colorida), também é possível fazer estes trabalhos gráficos sobre imagens que podemos carregar do rôlo de câmara. O workflow é rápido pois as ferramentas que temos para utilizar são bastante intuitivas, como por exemplo manter o dedo sobre o ecrã para seleccionar várias peças ao mesmo tempo (agrupá-las), e até um íman que nos ajuda a alinhar as várias formas.

Se acharem que não são suficientes as mais de 180 formas disponíveis na app, podem adquirir pacotes específicos na loja interna da Assembly, para conseguir levar a creatividade a patamares bem mais elevados. A possibilidade de exportar como SVG (ficheiro vectorial) para além de JPG e PNG é uma mais valia para os designers. Podem ver aqui em baixo um vídeo que nos mostra a app em acção, e apressem-se que a Assembly está temporariamente grátis na App Store.


Assembly - Graphic design for everyone na App Store (Brasil)

Assembly - Graphic design for everyone na App Store (Portugal)

Tamanho: 59.2 MB



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Netflix

Para os mais distraídos, queria só lembrar que o Marty McFly chega hoje, e que a app Netflix da Netflix Inc., está finalmente disponível na App Store em Portugal, assim como o serviço que nos disponibiliza centenas de filmes, séries e documentários para ver em streaming, e ainda para mais o primeiro mês é grátis.



Na app podemos pesquisar e procurar por qualquer filme ou série, e visualizá-lo de imediato logo ali no iPhone ou iPad. Isto claro, depois de terem criado uma conta gratuita com o Netflix. Não se esqueçam que o primeiro mês é gratuito, mas mal se acabe esse prazo, caso não cancelem, comecará a ser cobrado um dos seguintes valores, pelo qual optaram na inscrição:

- Plano base por 7,99 € - qualidade SD e num só ecrã
- Plano standard por 9,99 € - qualidade HD e dois ecrãs
- Plano premium por 11,99 € - qualidade Ultra HD e quatro ecrãs

Se encontrarmos um programa que nos chame à atenção, é possível adicioná-lo à nossa lista de programas favoritos, que aparece sempre em destaque na parte superior da app, para que seja de fácil acesso a qualquer momento.

Os filmes que deixamos a meio, ou a série que estamos a ver todos os dias, também aparecem em destaque em cima na app, dando para ver em que minuto ficamos, e quanto tempo falta para terminar o episódio da série, ou filme.

Como é possível criar utilizadores diferentes, podemos ter um utilizador com uma lista de conteúdos favoritos completamente diferentes de outro utilizador. Como por exemplo, um utilizador dirigido para uma criança poderá ter nos seus favoritos séries de animação, e filmes animados, etc.

Não se esqueçam que o Netflix está também disponível em smartphones, tablets, PCs, Smart TVs, na Box da Vodafone,  Apple TV, Chromecast do Google, e também nas consolas de jogos como a XBox, Playstation ou Wii U.

Aproveitem bem o vosso mês gratuito, e ponham já a dar o filme Regresso ao Futuro II, que hoje é o dia ideal para o fazerem. Great Scott!!! :D


Netflix na App Store (Brasil)

Netflix na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.1 MB



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ticket to Ride Pocket

Baseados no jogo de tabuleiro Ticket to Ride, temos hoje gratuitos na App Store os jogos de estratégia Ticket to Ride PocketTicket to Ride Europe Pocket da Days of Wonder Inc., onde temos de levar a melhor à concorrência e construir o maior número de linhas de comboio que conseguirmos entre duas cidades.


A primeira adaptação deste jogo para iOS foi mesmo para iPad, como é costume acontecer com a maioria dos jogos de tabuleiro. A segunda fase que o trouxe finalmente para iPhone foi muito bem conseguida, ficando apenas de fora a componente multijogador online, que foi entretanto actualizada para um modo multi jogador online assíncrono.

Podemos avançar para o nosso primeiro jogo em modo tutorial, onde nos é explicado aquilo que temos de fazer passo a passo, levando-nos pela mão do início até ao fim do jogo, para percebermos as regras, que não são nada complicadas.


Começamos o jogo com umas cartas que nos indicam quais as cidades que temos de ligar através de linhas de comboio, e temos de cumprir esses objectivos antes que termine o jogo, senão não teremos pontos suficientes para vencer o nosso oponente (ou oponentes).

A ideia é jogar cartas com comboios da mesma cor que as linhas que queremos ocupar. Estas cartas podem ser obtidas do lado direito, tendo sempre de optar entre obter mais cartas com comboios (carruagens), ou estabelecer uma linha nova (quanto mais comprida for a linha, mais pontos ganhamos).


Para além de podermos jogar contra os oponentes criados pelo iPhone, é também possível jogar com amigos com iPhones, ora ligados na mesma rede Wi-Fi, ou então passando um único iPhone de mão em mão, ou mesmo online com outros jogadores espalhados pelo mundo fora.

Hoje temos as duas versões do jogo gratuitas, a versão com as cidades da América, e a versão com cidades da Europa, por isso aproveitem esta promoção 2 em 1, que vale bem a pena para quem gosta deste tipo de jogos de estratégia.


Ticket to Ride Pocket na App Store (Brasil)

Ticket to Ride Pocket na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.6 MB


Ticket to Ride Europe Pocket (Brasil)

Ticket to Ride Europe Pocket (Portugal)

Tamanho: 27.9 MB




domingo, 18 de outubro de 2015

Jelly Reef

Gostei bastante do que vi quando me apareceu este jogo à frente pela primeira vez, por ser bem original e completamente ideal para ser jogado num ecrã táctil como o iPhone e iPad. Estou a falar do jogo Jelly Reef de Adriaan de Jongh, onde temos de levar umas pequenas medusas do mar em segurança até ao seu destino, e que está hoje grátis na App Store.


O jogo foi lançado este ano, e agora que o jogo finalmente, percebo que o que era prometido na trailer do jogo, é exactamente aquilo que obtemos ao nível de jogabilidade e entretenimento. Começamos com umas pequenas medusas do mar, e teremos que controlar as correntes do oceano com os dedos para as transportar em segurança até ao seu destino.

Arrastar um dedo dá-nos uma pequena corrente, dois ou três dedos e com alguma força mais, dá-nos um fluxo de água tremendo, transportando as medusas a toda a velocidade pelo oceano. Há que ter muito cuidado no entanto, que estes mares estão carregados de perigos, e imensos predadores esfomeados.


Os níveis estão distribuídos numa espécie de mapa carregado de hexágonos, estando todos ligados entre si, obrigando-nos a atravessar muitos deles até chegar ao nível mais à direita do mapa. O caminho que seguimos não é obrigatório, por isso há que ir experimentando e até repetindo novamente um determinado local (ou nível), percebendo que depois de atravessar um hexágono aparecerá no mapa qual o maior perigo que aí se encontra (caranguejos, ouriços, tartarugas, peixes, etc).

Pelo caminho podemos encontrar pequenos ovos de medusa, que ao entrar em contacto com as nossas medusas nos fornece mais uma pequena medusa para levarmos connosco. Os encontros com os predadores leva-nos de imediato uma medusa, por isso há que fugir bem depressa do local, senão corremos o risco de as perdermos a todas.


Sempre que perdemos, e ao reiniciarmos o jogo, todos os níveis serão gerados novamente de forma aleatória, e portanto, os perigos serão completamente novos, e estarão em locais dos quais não estaremos a contar.

Aproveitem para passar hoje pela App Store e agarrar este belíssimo jogo enquanto está gratuito, e vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo para vos abrir o apetite para um vasto oceano carregado de maravilhas e também inúmeros perigos.


Jelly Reef na App Store (Brasil)

Jelly Reef na App Store (Portugal)

Tamanho: 133 MB



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sky Gamblers Air Supremacy

O jogo Sky Gamblers Air Supremacy da Atypical Games, regressou à App Store em Julho deste ano, e continua posicionado como um dos melhores jogos de combates aéreos para iOS de sempre. Foi seleccionado como o jogo da semana da Apple, por isso podem encontrá-lo gratuito na App Store.


Lembram-se do clássico After Burner? Pois bem, aqui podemos ter uma experiência Arcade muito próxima deste grande jogo dos anos 90, ou então optar por uma experiência mais aproximada daquela que se viveria num simulador de voo, com um controlo "absoluto" sobre o avião.

Este Sky Gamblers Air Supremacy vem carregado de conteúdos, e aviso desde já que os fãs dos combates aéreos têm aqui um jogo para uma vida, porque há modos de campanha, há missões rápidas, há jogos multi jogador offline e online, etc.

Ao nível gráfico o jogo acabou por ficar cada vez melhor, especialmente porque os iPhones e iPads também foram ficando mais rápidos, conseguindo aqui uma jogabilidade incrível (para quem aprecia os dog fights pelos ares, claro).

O jogo já tinha passado por aqui em 2012, mas continua bem actual, e por isso foi renovado e voltou à App Store em Julho deste ano. Aproveitem esta magnífica promoção da Apple, e experimentem o jogo à vontade enquanto está grátis na App Store.


Sky Gamblers Air Supremacy (Brasil)

Sky Gamblers Air Supremacy (Portugal)

Tamanho: 770 MB




quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Random Heroes 3

Dentro da trilogia de jogos Random Heroes da Ravenous Games Inc., que já se arrasta desde o ano de 2012, não há dúvida que este Random Heroes 3 é o melhor de todos, e é de aproveitar a promoção que está hoje grátis na App Store, assim como os outros dois capítulos anteriores.


Estamos perante um shooter / jogo de plataformas, com uns controlos excelentes, ao qual alguns cépticos poderiam torcer o nariz por ter de accionar botões num ecrã táctil sem qualquer feedback, mas não é este o caso pois a jogabilidade deste Random Heroes 3 é mesmo muito boa.


É a última invasão alienígena, e como seria de esperar, a salvação do planeta está nas mãos dos personagens mais improváveis de sempre, uns heróis completamente aleatórios. Temos o humano clássico do costume, com o qual começamos, mas ao coleccionar moedas, podemos depois usá-las para adquirir novos heróis, como um robô, uma extra-terrestre, e até uma princesa, de mais de uma dezena de heróis para escolher.


A mecânica do jogo tem ficado cada vez mais avançada ao longo dos 3 títulos, e agora temos uma situação bem interessante, com a possibilidade de adquirir novas armas potentíssimas, que já era habitual, mas quando compramos um novo herói, este traz consigo novos poderes, como a possibilidade de dar saltos mais longos, ou visualizar a energia dos inimigos (como é o caso do robô), mas especialmente a sua capacidade de ficar ainda mais poderoso se estiver a usar uma determinada arma, como por exemplo o pirata e o seu harpão altamente mortífero.

Para quem já jogou algum título do Random Heroes, ou mesmo outros jogos da Ravenous Games, como League of Evil, o clássico Infestor, ou Devious Dungeon, com toda a certeza que não ficará decepcionado com este terceiro capítulo e os seus mais de 75 níveis, 25 novas armas e heróis, e ainda mais Bosses que conseguirão contar pelos dedos.


Random Heroes 3 na App Store (Brasil)

Random Heroes 3 na App Store (Portugal)

Tamanho: 14.9 MB


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Paint FX : Photo Effects Editor

Especialmente indicada para os artistas de serviço, Paint FX : Photo Effects Editor da Sprite Labs, está hoje grátis na App Store, uma app que nos permite transformar as nossas fotos com filtros e efeitos, inclusive criar autênticas pinturas.


O forte desta app é a possibilidade de escolher um filtro ou efeito com textura, e pintar com o dedo sobre determinadas partes de uma foto, vendo o efeito ser aplicado apenas nessas áreas. Com a ajuda de um zoom bem grande podemos trabalhar com um nível de detalhe incrível.

Temos aqui dezenas, senão centenas de filtros, efeitos, texturas, molduras, todos disponíveis para ser aplicados à imagem inteira, ou com um pincel apenas nas zonas que nos interessem. Aplicar uma textura de papel amarrotado, ou as cores do arco-íris, ou mesmo até um simples Blur que nos permite realçar o rosto de uma pessoa ou um objecto do seu fundo, são algumas das coisas que podemos fazer com esta app.

Temos aqui suporte a lares infinitos, o que é muito útil para aplicar efeito sobre efeito, e há a possibilidade de voltar atrás sempre que precisarmos com um sistema também infinito de UNDO.

A app conta ainda com uma grande comunidade de utilizadores, onde é possível participar nos desafios propostos pela Sprite Labs, o que normalmente se traduz em mostrarmos a nossa criatividade ao alterar e transformar uma foto que é disponibilizada na galeria interna da Paint FX.

Como app de edição de imagem temos aqui uma app que nos permite aplicar uma série de filtros bem interessantes, com diferentes níveis de opacidade, uso de máscaras, e um pincel para serem aplicados apenas em zonas específicas da imagem. Para quem gosta de criar coisas novas, a possibilidade de pintar sobre a imagem com tantas ferramentas é com certeza uma mais valia.


Paint FX : Photo Effects Editor na App Store

Tamanho: 92.4 MB

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Star Wars - Heroes Path

Hoje temos grátis na App Store um jogo baseado no primeiro filme da Guerra das Estrelas, o Episódio IV - Uma Nova Esperança. Trata-se de Star Wars - Heroes Path da Disney, um jogo de estratégia onde temos de resolver puzzles enquanto acompanhamos as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Chewbacca e Obi-Wan Kenobi.


O jogo processa-se mais ou menos da mesma forma que o bem conhecido Hitman GO, onde cada personagem joga na sua vez, isto é, primeiro os nossos heróis, e de seguida os inimigos. Tudo se passa numa espécie de tabuleiro onde cada quadrado corresponde a uma casa para onde podemos mover o nosso herói.

O objectivo principal é sempre o mesmo, mover o herói que estivermos a controlar no momento até à casa da saída. Pelo caminho temos vários perigos a evitar, principalmente tropas inimigas que disparam os seus lasers se nos apanharem à sua frente.


O que é verdadeiramente engraçado é irmos acompanhando a história do primeiro filme através de cenas animadas tipo banda desenhada, desde a captura da princesa Leia por Darth Vader, até ao encontro de Luke com os dois robôs e Obi Wan, e depois a missão de salvamento da princesa com Han Solo e Chewbacca.

O puzzle que corresponde a cada um dos níveis tem sempre 3 objectivos a cumprir, o que nos dá direito a uma estrela por objectivo, essenciais para desbloquear um novo capítulo da história (com mais puzzles para resolver). Temos o objectivo de chegar à saída, e depois o mesmo objectivo se conseguirmos chegar num determinado número de movimentos, e outros extras como apanhar os planos secretos no caminho, etc.


A mecânica dos puzzles acaba por ser mais complexa à medida que vamos avançando na história, onde teremos de colocar os nossos heróis a usar os seus "poderes", como por exemplo o C3PO a distrair os guardas com as suas conversas sem nexo, ou usar o laser de Luke Skywalker.

E ainda outras coisas, como por exemplo, activar e desactivar campos de força que impedem a passagem dos tropas, abrir alçapões que fazem desaparecer inimigos, usar as capacidades de hacking do R2D2 para abrir e fechar portas, etc.

Temos ainda a ajuda de Yoda, que nos indicará passo a passo a solução para um qualquer nível onde estivermos com dificuldades. São dezenas de níveis distribuídos por 6 capítulos para ultrapassar, mas há ainda alguns capítulos extra e heróis para desbloquear através de compras in-app. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e divirtam-se enquanto esperamos pelo novo filme que vem já aí em Dezembro.


Star Wars - Heroes Path na App Store (Brasil)

Star Wars - Heroes Path na App Store (Portugal)

Tamanho: 204 MB



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PowerAid - Power failure alarm

Aqui está uma app que está hoje gratuita e que pode vir a ser bem útil para aqueles que têm problemas com a electricidade em casa. Estou a falar de PowerAid - Power failure alarm de Tommy Westerberg, uma app que detecta quando falha a electricidade e nos avisa de imediato com um alarme sonoro.



A app é muito simples, basta ligar o cabo do carregador ao iPhone (e ligar o carregador à electricidade), para activar a app (esta fica com a cor verde e a mensagem "Power OK"). Podemos então bloquear o iPhone, e se por acaso a luz for abaixo, a PowerAid emite de imediato um potente alarme que nos avisa que ficamos sem electricidade.

A única configuração que temos disponível na app é a possibilidade para alterar o som do alarme (entre 3 diferentes, sendo um deles uma voz de uma mulher robot), assim como o seu volume. Temos também disponível uma lanterna directamente na app, que é apenas uma conveniência, pois saltamos de imediato para a app para desactivar o alarme, e assim está logo ali à mão.

Este utilitário pode ser útil para algumas pessoas que costumem ter problemas com a electricidade, e de facto há situações onde pode ser bem complicado acordar de manhã e verificar que ficamos sem electricidade a noite toda. Um frigorífico ou congelador onde a comida se pode estragar, um alarme contra ladrões que se desactiva, um aquário que deixa de funcionar, ou mesmo até o monitor para bebés (caso não tenha uma bateria interna).


PowerAid - Power failure alarm na App Store (Brasil)

PowerAid - Power failure alarm na App Store (Portugal)

Tamanho: 1.2 MB

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Balance HD

Para aqueles que têm uma mão firme e gostam de atravessar labirintos no iPhone, Balance HD da Kampo Interactive, está temporariamente grátis na App Store, e é um dos mais difíceis que já joguei, especialmente porque mete ao barulho mais que uma bola em simultâneo.


Não se preocupem que os primeiros níveis têm apenas uma bola e um alvo, e são aqueles que estão especialmente desenhados para nos habituarmos a mover o iPhone como se tivessemos de facto um daqueles pequenos labirintos de madeira na mão.

A partir de um certo nível, começam a aparecer mais bolas, e também mais alvos, o que complica bastante a nossa tarefa, exigindo uma maior concentração e precisão da nossa parte. Como se não fosse suficiente, também as passagens para as bolas começam a ter tamanhos diferentes, assim como as bolas.

Eu já tive um destes joguinhos a sério na mão, e são de facto dos mais frustrantes de sempre. Mas, em contrapartida, a satisfação é tão grande quando conseguimos finalmente colocar todas as bolinhas no seu lugar, que nos julgamos uns super heróis.

O jogo em si é bem realista, pois todo ele é em 3D, e podemos ver a perspectiva das paredes a alterar-se conforme vamos movendo o iPhone para os lados. Temos aqui mais de 100 níveis para ultrapassar, e há recordes mundiais a bater, o que nos estimula a repetir um e outro nível para conseguir um melhor tempo.


Balance HD na App Store (Brasil)

Balance HD na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.1 MB



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

No More Kings

No mês passado falei aqui do Castling, um jogo que nos põe a usar as peças de xadrez de uma forma bem original, e hje venho-vos falar de mais um jogo que usa as peças e as regras de xadrez para que se possa resolver os seus puzzles, o No More Kings de Christian Montoya, que pode ser encontrado de forma completamente grátis na App Store.



Cada nível abre com um tabuleiro de xadrez à nossa frente, e com uma série de peças distribuídas estrategicamente nos seus lugares. Temos o rei assinalado a rôxo, e temos a nossa peça inicial pintada de vermelho. O objectivo é comer todas as peças, finalizando com o rei (o criador do jogo já prometeu uma actualização em breve para alterar o aspecto da peça do rei, que é de facto a peça de uma rainha).

Ao movermos a primeira peça para cima de outra peça, passamos a ser essa nova peça, e como é óbvio, cada peça obedece às regras do xadrez, portanto há que movê-las da mesma forma que o faríamos numa partida de xadrez.

Todos os níveis têm uma solução, e a partir de uma certa altura, começa a ser bem complicado resolvê-los, obrigando-nos a fazer várias jogadas mentais adiantadas, para perceber se conseguimos chegar ao rei, eliminando todas as peças do tabuleiro.

É possível jogar este jogo nas calmas, mas para obter duas ou três estrelas em cada nível, há que fazê-lo o mais rápido possível. Isto obriga-nos a repetir os níveis mais que uma vez (se quisermos as 3 estrelas), pois a partir do momento em que encontramos a solução, torna-se bem mais fácil tentar concluir o nível a alta velocidade.

Os primeiros 50 níveis estão incluídos no preço gratuito da app, mas a partir daí há que desbloquear o jogo através de uma compra in-app. Seja como for, primeiro há que concluir os 50 níveis oferecidos, e depois pensam no assunto, se for caso disso.


No More Kings na App Store (Brasil)

No More Kings na App Store (Portugal)

Tamanho: 3.2 MB



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Videoshop - editor de vídeo - Video Editor

Normalmente costumo falar aqui de novas apps de edição de vídeo, dirigindo-me especialmente para quem não tem ainda uma app de edição como a iMovie ou a Vizzywig. Mas o que é certo é que uma app tão boa como esta Videoshop - editor de vídeo - Video Editor de Joseph Riquelme, que está hoje grátis na App Store, tem mesmo de ser recomendada para toda a gente, tenham ou não uma app já instalada no iPhone para esse efeito.


Esta app é compacta, mas vem carregada de funcionalidades, e podemos fazer mesmo muita coisa com ela, desde simples vídeos caseiros, a um filme potentíssimo, ou mesmo até pequenos clips de vídeo para partilhar nas redes sociais como o Vine ou Instagram.

É possível importar clips de vídeo ou fotos do rôlo de câmara, e é possível editar cada um deles individualmente directamente na timeline. Podemos aplicar todo o tipo de efeitos e ajustes de imagem nos vídeos, colocar partes em slowmotion, ou mesmo inverter a sua marcha. Podemos inserir clips de áudio com efeitos especiais (aplausos, sons de animais, e todo o tipo de efeitos que imaginarmos), músicas directamente da app de música, e até músicas internas da app que se adequam a todo o tipo de momentos.

Inserir texto colorido sobre o vídeo é algo que está aqui presente como é óbvio, e até a possibilidade de gravarmos vozes ou outras fontes de áudio através do microfone do iPhone (com o volume ajustável ao nosso gosto). Transições entre vídeos e imagens, cenas animadas de introdução do vídeo, gravação stop motion, e redimensionar clips de vídeo individuais, também é algo que temos aqui nesta Videoshop.

Antes de passarmos ao passo final de exportação do vídeo, temos a possibilidade de escolher um tema de introdução animada para o vídeo, e aplicar um filtro de imagem a todo o vídeo final (com dezenas de filtros espectaculares disponíveis, inclusive um a fazer lembrar a visão de um Exterminador Implacável).

Com 3 qualidades disponíveis para exportação (sendo a de maior qualidade a 720p), é possível guardar o vídeo final no rôlo de câmara, ou enviar directamente para múltiplas redes sociais conhecidas, como o Instagram, Facebook, Vine, Vimeo, YouTube, Snapchat, e em último caso, por Email.

Instalem esta app enquanto está em promoção, e aproveitem para ver aqui em baixo um vídeo que nos mostra todas as funcionalidades da app, enquanto vai sendo criando um vídeo com inúmeros clips.


Videoshop - editor de vídeo na App Store (Brasil)

Videoshop - editor de vídeo na App Store (Portugal)

Tamanho: 86.4 MB