quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jogos grátis na App Store - Halloween

A App Store está hoje carregada de jogos novos, e todos eles podem ser descarregados de forma completamente gratuita. Há aqui jogos para todos os gostos, desde o género tower defense que nos traz finalmente o Luke Skywalker e o Darth Vader para estes combates clássicos, um jogo endless runner que nos transporta para os mundos fantásticos de LittleBigPlanet, e jogos assustadores que encaixam perfeitamente nesta altura do Halloween.


Star Wars™: Galactic Defense



Jogo Tower Defense passado no universo da Guerra das Estrelas, com heróis como Luke e Darth Vader. 



Vektor 1.0



Num universo Anime, somos o transportador que tem de levar a melhor ao governo corrupto.




Run Sackboy! Run!



Um belíssimo endless runner com o boneco de trapos do LittleBigPlanet.



Haunted Manor - The Secret of the Lost Soul FULL



Já que estamos no Halloween, há que entrar numa mansão assombrada e resolver uma série de puzzles.




Ainda em modo Halloween, aliens descobrem que se faz um bom sumo a partir de zombies. É preciso caçá-los!




Para quem não se assusta facilmente, sobreviver a noite de Halloween com apenas uma lanterna. 






Um jogo de estratégia que faz uma pequena paródia com o Game of Thrones, bravo!




O conhecido PAC-MAN, agora com amigos, e puzzles para resolver. Bem melhor que o original, a meu ver.




Por falar no PAC-MAN original, quando fugirem da cadeia, mantenham-se bem longe da polícia. 





Bumper Tank Battle



Jogo simples, com apenas um toque no ecrã o tanque muda de direcção. 
Acertem por trás nos outros tanques para os destruir. Evitem que vos aconteça o mesmo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ProShot

Ora aqui está uma boa app de fotografia com a qual eu não estava a contar aparecer por aqui. Nasceu e tem vindo a ser desenvolvida desde 2012 nos Windows Phones, e chega-nos agora ao iPhone. Estou a falar da app ProShot de Edward Kezeli, e está temporariamente gratuita na App Store.


A ProShot é a escolha perfeita tanto para amadores como para os fotógrafos mais avançados. A app tem um modo automático excelente, com acesso a alguns ajustes manuais como o controlo da exposição, directamente acessível num pequeno semicírculo na parte de baixo do ecrã, permitindo-nos compensar de uma forma rápida a luminosidade da foto a tirar, e também o acesso à focagem manual, bastando deslizar o dedo para cima e para baixo na área imediatamente ao lado do botão de disparar.


A focagem manual tem muita piada, porque tem um muito útil assistente para nos ajudar na hora de focar, bastando arrastar com o dedo as guias de focagem (no sentido da seta animada) para passarmos a ver a zona central ligeiramente aumentada, para uma melhor definição. Por falar em zoom, se deslizarmos o dedo em qualquer parte do ecrã para cima e para baixo, podemos fazer zoom in até 50x.


Se tocarmos no botão dos modos, podemos facilmente deslizar com o dedo e navegar através das diferentes opções, modo Automático, Programa, Manual, e dois modos de utilizador, C1 e C2. O modo de Programa dá-nos acesso ao flash, controlo de brancos, e ao controlo manual da sensibilidade ISO. O modo Manual permite-nos ajustar todos as funções anteriores, assim como a velocidade do obturador.

É importante mencionar que todos estes ajustes estão acessíveis em tempo real nos vários modos de funcionamento da máquina (Burst, Timer, TimeLapse, e Vídeo), e ao passarmos para a câmara frontal, temos também acesso ao controlo manual da exposição.


Algo que não é muito comum de ver em outras apps de fotografia, é a possibilidade que temos para apagar fotos directamente do rôlo de câmara. Se tiramos alguma foto que não nos agrada, não necessitamos de saltar até ao rôlo de câmara, pois basta aceder à galeria interna da app, e apagá-la logo ali (pede autorização ao iOS primeiro, para não se fazerem asneiras).

Temos aqui uma belíssima máquina fotográfica para o iPhone, e estão já prometidas novas funcionalidades para uma próxima actualização da app, como o formato quadrado, diferentes modos de vídeo, etc. Aproveitem para a instalar enquanto se encontra em promoção na App Store.


ProShot na App Store (Brasil)

ProShot na App Store (Portugal)

Tamanho: 3.7 MB

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bio Inc. - Biomedical Plague

Com o vírus do Ebola a percorrer as notícias do mundo (e agora o vírus Zika), não há nada como agarrar em todo o medo acumulado, transformá-lo em vírus perigosíssimos e dar cabo da saúde de um John Smith qualquer. É isso que podemos fazer em Bio Inc. - Biomedical Plague da DryGin Studios, um jogo que está hoje gratuito na App Store, e que nos coloca no lugar maquiavélico da morte, enquanto tentamos encontrar mil e uma maneiras e doenças para matar uma pessoa.


O jogo arranca apresentando-nos uma pessoa com determinados problemas e vícios, e é o nosso objectivo pôr esta pessoa doente o suficiente para levá-la à morte. Por exemplo, temos um indivíduo que é altamente sedentário, é obeso, e tem dificuldades em respirar.

A nossa missão, caso a queiramos aceitar, é tentar arranjar doenças que ataquem de forma particular os orgãos mais fragilizados pelos maus vícios desta pessoa. Um problema intestinal qualquer seria uma óptima forma de começar, uma pequena gastroenterite aqui, um bocadinho de síndrome do cólon irritável ali, uma bronquite para lhe danificar ainda mais o sistema respiratório, e atacar o sistema imunitário, para que seja mais difícil o seu corpo lutar contra estes problemas.


A ideia é acabar com a vida do John Smith o mais rápido possível, e para isso teremos que ir recolhendo vírus que vão surgindo nos diferentes sistemas orgânicos do seu corpo. Por cada vírus recolhido ganhamos Bio Points, que poderão ser usados para evoluir os vários tipos de doenças que quisermos, e também para começar diferentes estratégias de ataque ao organismo da nossa vítima.

O problema de não termos uma boa estratégia, é que ao fim de algumas doenças, o senhor John Smith vai visitar um médico, e começará assim a atacar as várias doenças que lhe transmitimos. A partir daí é uma corrida contra o tempo, a doença contra a cura, e teremos que pensar muito bem no caminho a seguir, seja para continuar mais agressivos num determinado tipo de ataque, ou então para espalhar os ataques por vários orgãos para enganar a cura do médico.

O jogo acaba por ser bem divertido, porque para além da estratégia envolvida, podemos observar as doenças que escolhemos para atacar a nossa vítima, que por sua vez se queixa de forma audível a tudo o que lhe infligimos (vómitos, berros, e todo o tipo de barulhinhos desagradáveis... para a vítima, porque para nós é música para os ouvidos)

Agora as boas notícias, o jogo irá estar gratuito na App Store a partir de hoje, até chegarem ao download de 1 Milhão de cópias grátis. Aproveitem para agarrar este jogo de estratégia bem original, enquanto estiver em promoção, que não se irão arrepender. O último a chegar vai ficar contaminado com Ebola! ;)


Bio Inc. Platinum - Biomedical Plague na App Store (Brasil)

Bio Inc. Platinum - Biomedical Plague na App Store (Portugal)

Tamanho: 54.4 MB


Versão Grátis:

Bio Inc. - Biomedical Plague na App Store (Brasil)

Bio Inc. - Biomedical Plague na App Store (Portugal)



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Data Widget

Já falei aqui antes da minha app favorita para controlar o que já gastei de internet do meu plano de dados, mas agora com os Widgets no iOS 8, podemos ter algo ainda mais simples, como esta Data Widget de Jerry Jee, que podem encontrar hoje grátis na App Store.



Para usar esta app temos de saber a data em que se inicia a contagem a zero do nosso plano de dados, qual o limite total, e quanto já gastamos de internet. A partir daí é deixar a app fazer as suas contas, e activar o respectivo widget na central de notificações.

Mais claro é impossível, o widget mostra-nos uma barra verde na central de notificações se estivermos com folga suficiente para usar a internet à vontade, e passa para uma barra vermelha se estivermos a atingir o limite do nosso plano de dados.

A app mostra também a percentagem de dados usados sobreposto na barra, e é possível verificar o nosso histórico mensal directamente na Data Widget. Se não vivem nos Estados Unidos da América, então é certo que precisam de uma app como esta para controlar os vossos planos de dados extremamente curtos.


Data Widget na App Store (Brasil)

Data Widget na App Store (Portugal)

Tamanho: 3.1 MB

domingo, 26 de outubro de 2014

Jogos grátis - Guerra e estratégia

A App Store continua ao rubro com uma boa dezena de jogos em promoção durante o fim de semana. Para além dos jogos de puzzles e quebra cabeças, temos também uma série de jogos de guerra e estratégia temporariamente grátis.


Great Big War Game



Vencedor de vários prémios em 2012, de melhor jogo de estratégia do ano, têm aqui um jogo de guerra espectacular, com uma campanha imensa contra a inteligência artificial, e a possibilidade de jogar contra outras pessoas usando o mesmo iPhone, ou mesmo online em tempo real, ou à vez, com todo o tempo do mundo.


Great Little War Game HD



Mais do mesmo, com melhores gráficos, mais missões, novas tropas, ainda mais modos de jogo, uma versão universal compatível com iPhone e iPad. Para quem aprecia estes jogos "turn based", não pode deixar de experimentar estes Great Little War Games.


Great Little War Game 2





A versão mais recente da série de jogos Great Little War Games, considerada a mais acessível para os novatos, continua a ser um excelente título, e um jogo por excelência para todos os fãs de jogos de estratégia e guerra.


Boom Brigade



Os jogos em que temos de desenhar linhas no chão para controlar aviões ou outros veículos terrestres já têm algum tempo, e estes Boom Brigade tentaram fazer algo diferente, controlar soldados, enquanto estes atacam tudo o que vêm à sua frente. Neste caso, extra terrestres perigosíssimos, autênticos monstros que querem o nosso sangue. Há que pensar muito bem nos locais para onde enviamos os nossos soldados, e ter o cuidado de mantê-los a uma distância segura, que estes aliens não estão para brincadeiras.


Boom Brigade 2



Em Boom Brigade 2 já temos o jogo com os gráficos melhorados, e adaptado para os ecrãs grandes dos iPhones mais recentes. Continuamos a controlar os nossos soldados, desenhando linhas no chão, e para além de ter de destruir as vagas sucessivas de extra terrestres, temos também de proteger a nossa base a todo o custo. Ao contrário dos jogos Little War Game, aqui a estratégia é em tempo real, com pouco tempo para pensar, que a acção é uma constante. Esta segunda versão do jogo tem uma opção táctica que nos permite pausar o jogo e repensar as posições dos nossos tropas.

sábado, 25 de outubro de 2014

Jogos Grátis - Puzzle e Quebra Cabeças

Atenção à App Store este fim de semana que está carregada de promoções, e estes jogos são especialmente dirigidos para quem aprecia resolver puzzles e um bom quebra cabeças.


Khaba



Michael está à procura dos tesouros escondidos na pirâmide de Khaba, e vai precisar da ajuda de Horus e da sua luz para desbloquear as passagens até ao tesouro. Basta apontar a luz para botões e outros aparelhos, usar espelhos e prismas para reflectir a luz da forma que queremos.



Ichi



Ichi tem uma série de puzzles para resolvermos, a ideia é coleccionar todas as moedas douradas com a passagem de uma esfera que se move sem parar. Com apenas um toque temos de rodar e manipular uma série de objectos de maneira a que a esfera chegue ao final sem ser destruída e de maneira a recolher todas as moedas.



GravityLine



Para aqueles que têm uns bons reflexos e um excelente tempo de reacção, este jogo não é para meninos. A ideia é salvar o mundo de um vírus potentíssimo, e para isso teremos de transportar uma perigosa bactéria através de uma série de sistemas orgânicos, sem que esta saia da sua bolha protectora. Com um toque no botão do lado esquerdo fazemos com que esta alterne entre os lados de uma linha, e com o botão do lado direito mudamos a gravidade. Boa sorte! ;)



Shades: Um quebra-cabeças simples




Não é o Tetris, mas é uma bela reimaginação de um género clássico. Temos peças coloridas a cair, e temos de conseguir fazer uma linha composta por peças da mesma cor para que esta seja eliminada. Se uma peça cair sobre uma da mesma cor, elas misturam-se e a sua cor escurece. Se permitirmos que as peças cheguem ao topo do ecrã, Game Over Baby!


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quick-Tap

A Launcher foi retirada da App Store, o que foi uma decisão bem infeliz por parte da Apple, mas para todos aqueles que apreciam ter uma série de atalhos para realizar chamadas, enviar mensagens, aceder directamente a apps, isto tudo através da central de notificações, dêem uma vista de olhos à Quick-Tap da WildPalm Ltd., uma app gratuita com o mesmo tipo de funcionalidade que a Launcher.



A Quick-Tap permite-nos criar o mesmo tipo de atalhos que a Launcher, directamente acessíveis através da central de notificações. Ficam de fora o acesso a áreas específicas das definições do iPhone (e talvez por isso ainda não tenha sido retirada da App Store), e ganha algumas funcionalidades avançadas que são bem úteis e interessantes.

Com a app podemos ter atalhos para fazer uma chamada para um contacto favorito, enviar uma mensagem, enviar um Email, estabelecer uma chamada por FaceTime, pôr a música a tocar, abrir uma página web, e abrir directamente apps como a Instagram, WhatsApp (abrindo na conversa com um contacto em particular, se quisermos), Skype, Facebook, Facebook Messenger, Waze, entre outras, e ainda a possibilidade de enviar de imediato a nossa localização, ou abrir os mapas da Apple e Google com as direcções para um determinado local (casa, trabalho, etc).

Como app gratuita que é, temos acesso a 3 secções diferentes com 3 atalhos cada uma, o que dá para criar 9 atalhos na central de notificações. Mas se estivermos dispostos a contribuir com uma pequena compra in-app, abre-se a caixa de pandora, com algumas funcionalidades avançadas bem interessantes.

É possível separar os atalhos por diferentes secções, e isto é útil se activarmos as opções avançadas da Quick-Tap, pois podemos fazer aparecer e desaparecer estas secções conforme nos der mais jeito. Imaginem-se no trabalho, e ao aceder à central de notificação apenas aparece a secção com os contactos para colegas de trabalho, e atalhos para apps que nos interessam aceder quando estamos a trabalhar.

Podemos activar secções de acordo com a nossa localização, ou então de acordo com os dias da semana, ou mesmo até dependendo do período do dia, como se pode ver pela imagem de configuração das opções temporais e de localização aqui em cima.

A configuração dos atalhos é um pouco rudimentar, sendo necessário tocar várias vezes no botão "Editar" para criar e apagar atalhos, e há que pensar muito bem na ordem que os queremos, pois não há forma de os arrastar. Se quisermos apagar uma secção, temos de retirar todos os atalhos da mesma, e por ventura fechar e abrir  a app para a mesma desaparecer de vez. Algo a melhorar numa próxima actualização.

A possibilidade de ter apenas os atalhos que nos são mais relevantes quando estamos num determinado local, ou a uma hora do dia específica, são o que distingue esta Quick-Tap das demais, e torna esta compra in-app para a versão Pro bem apetecível. A app é gratuita, por isso podem experimentar e dar uso à vontade aos 9 atalhos possíveis.


Quick-Tap na App Store (Brasil)

Quick-Tap na App Store (Portugal)

Tamanho: 4 MB

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PhotoMath

Onde estavam as apps como esta PhotoMath da PhotoPay Ltd., quando eu andava na escola e tinha montes de exercícios de matemática para resolver? Se têm um iPhone à mão, a vossa vida acabou de ficar mais fácil no que toca a resolver simples equações lineares e outras contas.



Esta app gratuita é um espectáculo, basta abrir um livro com exercícios de matemática para resolver, apontar a câmara do iPhone de maneira a que a equação ou conta caiba direitinha no interior da zona do alvo, e podemos ver de imediato o resultado final sobreposto no ecrã (não funciona com equações escritas à mão).

Se tocarmos no botão "Steps", podemos ver quais os passos necessários para resolver a equação, o que se torna numa mais valia para os estudantes que ainda estão a aprender como se resolvem as equações lineares simples.

A PhotoMath suporta cálculos de expressões aritméticas (multiplicação, divisão, adição e subtração), fracções e números decimais, potências e raízes, e equações lineares simples (estando prometidas novidades para as próximas actualizações da app).

Todas as expressões e equações que forem detectadas pela app, passam a figurar num histórico, numa lista ordenada cronologicamente, onde podemos revisitar qualquer uma delas, incluíndo os passos para a sua resolução. A app é gratuita, está disponível apenas para iPhone e podemos ver aqui em baixo um vídeo que nos mostra o seu funcionamento espectacular.


PhotoMath na App Store (Brasil)

PhotoMath na App Store (Portugal)

Tamanho: 7.2 MB



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vidgets

Têm dado uso aos widgets na vossa central de notificações? Eu uso uma série deles, pois são bem úteis, e hoje venho-vos falar de mais um, o Vidgets da Less Code Ltd., uma app gratuita que nos traz mais de 20 widgets, que vai fazer as delícias daqueles que gostam de ver em tempo real os dados dos sensores do iPhone, assim como as informações do sistema.



São mais de 20 os widgets que podemos activar nesta app, começando pelos mais simples e redundantes relógio (analógico, digital, mundial, etc), calendário, partindo para uns widgets mais avançados que nos dão as informações do sistema, como a memória ocupada, o espaço livre no iPhone, o que resta de bateria, e os dados de transferência na rede, seja através de WiFi ou através da rede móvel.

Na secção de GPS, temos acesso a widgets para nos indicar a velocidade a que vamos (analógico e digital), um altímetro, uma bússola, e para quem tem um iPhone 6 ou iPhone 6+, há até um barómetro digital e analógico.

A meteorologia também está presente, dando-nos a possibilidade de activar widgets para todo o tipo de situações, o estado do tempo para hoje, a previsão do tempo para amanhã, as temperaturas para localidades escolhidas por nós (ou a actual encontrada através da nossa localização via GPS), e ainda as horas a que o sol nasce e o sol se põe.

Há ainda um widget interactivo, que é um temporizador, que pode ser configurado na app (para escolher quantos minutos queremos contar), e activado directamente na central de notificações, sendo depois avisados através de uma notificação quando este chegar ao fim (ideal para quem tem sempre aquele tempo certinho para cozinhar um determinado prato, ou qualquer outra tarefa repetitiva e diária, que fica aqui acessível de uma forma mais rápida e prática).

É possível alinhar os widgets da forma que quisermos, usando ícons de espaço e separadores horizontais, alterar as cores dos widgets, e até esconder os textos descritivos de cada widget para ganhar mais espaço, o que já requer a versão Pro, facilmente adquirida através de uma compra in-app. Estes widgets são gratuitos, e tenho a certeza que destes 20 e tal, há no mínimo 3 ou 4 que irão activar na vossa central de notificações.


Vidgets na App Store (Brasil)

Vidgets na App Store (Portugal)

Tamanho: 12.9 MB

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Music2Go

Os meus hábitos para ouvir música mudaram consideravelmente, passando agora por apps como a Spotify Music, onde para além do streaming, ando sempre com uma série de albuns guardados para ouvir offline. No entanto ainda tenho muita música em MP3, e a  Music2Go da Rocha Software, foi a melhor app que encontrei para trazer comigo toda esta música, e até partilhá-la com amigos em outros iPhones e computadores.




Para enviar os nossos MP3 para a Music2Go, basta abrir o browser num computador, introduzir o endereço indicado pela app, e aí temos um interface web onde muito facilmente carregamos as músicas e albuns que queremos enviar para a Music2Go.

A app funciona de forma idêntica à app de música nativa do iPhone, podendo ouvir as músicas apenas de um determinado álbum, ou só de um artista em particular, ou todas as músicas de forma seguida ou aleatória, etc.

Onde a Music2Go se torna ainda mais interessante é nas suas funcionalidades de partilha, sendo possível partilhar qualquer MP3 ou mesmo álbum inteiro, com amigos, via mensagem, Email, ou mesmo por Airdrop para qualquer iPhone, iPad, ou Mac.

Com a possibilidade de activarmos um servidor web via WiFi ou mesmo através dos dados da rede celular, qualquer pessoa pode aceder à nossa música no iPhone via Browser, o que pode ser útil para ouvir música numa festa por exemplo, sem termos de estar a transferir a música toda para um computador para esse efeito.

Como não precisamos de passar pelo iTunes, esta app torna-se muito prática e rápida de usar, e é uma app obrigatória de ter instalada por qualquer pessoa que tenha uma grande colecção de música em MP3.


Music2Go na App Store (Brasil)

Music2Go na App Store (Portugal)

Tamanho: 1.3 MB