FStream é um leitor de rádios online. Ela suporta os formatos MP3, OGG/Vorbis, WMA, AAC/AAC+ e as playlists no formato PLS, M3U e ASX.
Depois de termos as nossas rádios favoritas configuradas é só clicar nelas no ecrã principal e estamos lançados! A qualidade depende da rádio escolhida, mas é geralmente aceitável (muito boa, se considerarmos a qualidade do speaker do IPhone).
Os "Favoritos" é o sítio onde editamos as nossas rádios, podendo inserir os dados à mão, se os soubermos, claro.
E foi o que eu fiz no caso das rádios Portuguesas depois de procurar nos respectivos sites o link para o stream. Mas se tivermos preguiça ou se estivermos apenas numa de explorar, basta carregar em "Preset" e abre-se um mundo enorme de streams com várias rádios e estilos musicais ao nosso alcance, as quais podemos adicionar aos nossos favoritos clicando no "+", ou até mesmo fazer um preview, bastando para isso clicar no nome da rádio.
Podemos também fazer uma busca pelo nome da rádio nas 3 directorias disponíveis, ShoutCast, SourceMac e iTunes. No caso das rádios tugas, se não aparecerem na vossa pesquisa, podem ir procurar aqui os endereços do stream para adicionarem à mão.
Outra coisa que esta app tem de fantástico é a possibilidade de gravar qualquer emissão que estejamos a ouvir no momento, podendo escolher entre os 2 formatos AIFF ou WAV e que depois podemos ouvir directamente na app ou enviar para o pc para se ouvir mais tarde, enviar por mail, etc...
Uma das razões pelo qual eu gosto bastante desta FStream é o facto de poder usá-la em 3G, ou seja não preciso de estar ligado por wifi para poder ouvir rádio. Pelas minhas contas (as do IPhone) gasto uns 2Mb por 5 minutos de emissão da TSF a 32 Kbps. Dá para desenrascar à vontade sem nos preocuparmos por aí além com o limite de tráfego (500 Mb).
Eu editei as minhas rádios directamente na app, mas é muito mais prático usar a funcionalidade "Web Management" que a app nos proporciona. Estando num pc na mesma rede wifi que o IPhone introduzimos o endereço indicado pela app num browser qualquer e aí podemos usar o polémico copy/paste para facilitar as coisas (claro que agora é algo que também se pode fazer no IPhone desde o update do OS3.0).
E já no browser temos então acesso aos nossos favoritos, podendo editá-los, criar novos, etc...
E também às nossas gravações, podendo gravá-las para o disco ou apagá-las.
Esta é sem sombra de dúvidas uma app que eu recomendo bastante. Apesar de não passar das 3 estrelas nas reviews do povo na appstore, acredito veemente que não fazem jus à qualidade desta app grátis que eu uso todas as manhãs. Fiquem bem e até à próxima app. :D